AIDS

Preconceito e Discriminação

AIDS

A sigla AIDS significa Síndrome da Imunodeficiência Adquirida, em inglês (acquired immunodeficiency syndrome). O vírus da AIDS é conhecido como HIV.

A doença tem um tratamento que ajuda a pessoa, que pode ter o virus HIV em seu corpo, mas ainda não ter desenvolvido a AIDS, ou seja, o vírus está incubado.

O HIV em si não mata a pessoa, mas enfraquece o sistema imunológico, deixando a pessoa mais vulnerável a doenças que podem levar à morte.

Preconceito

Antigamente, as pessoas não tinham muito conhecimento e informação sobre a doença e as tecnologias não eram tão boas quanto hoje. Por isso, quando alguém dizia que tinha AIDS, as pessoas ao redor costumavam ter medo de se contaminar pelo toque.

Hoje em dia já sabemos que não é bem assim e que a doença é transmitida por relações sexuais ou troca de sangue.

Mesmo com a tecnologia avançada, o preconceito continua porque não deixa de ser uma doneça contagiosa. O preconceito também existe porque já é um costume, foi passado entre gerações que é errado e abominável.

Curiosidade

-O dia 1º de dezembro é considerado o dia mundial de luta contra a AIDS e reforça a solidariedade, tolerância, compaixão e compreensão.

-A AIDS está presente principalmente na vida de jovens brasileiros entre 13 e 19 anos.

-O HIV é frequentemente associado a homossexuais com muitos parceiros, apesar de os dados oficiais mostrarem que há mais infecções entre jovens heterossexuais (aí que começa o preconceito).