Educação Ambiental

concientização para um futuro melhor

O que é?

Educação Ambiental é um processo continuo de aprendizagem e reeducação para a melhoria do meio ambiente e do futuro das novas gerações, adquirido conciência sobre o meio ambiente e utilizando os espaços públicos de forma correta.

Problemas

Um dos problemas mais notáveis no mundo é o degelo, o derretimento dessas geleiras gera transtornos ambientais e sociais. Este fenômeno altera a temperatura dos oceanos fazendo com que varias espécies sejam extintas causando desequilíbrios ambientais.


O lixo também vem chamando atenção de todos nós. A quantidade de lixo produzida semanalmente chega a ser 5 kg por pessoa, 76% do lixo produzido no Brasil é depositado a céu aberto.


As queimadas são um dos fatores para o aquecimento global, este libera gás carbônico em excesso fazendo com que ele volte para o Planeta causando ao aumento da temperatura e com isso o degelo. Com o derretimento das geleiras ocorre o aumento do nível do mar, causando intensificação de alguns desastres naturais, como chuvas e secas prolongas e inundações.


Apesar de o planeta terra ser formado por maior parte de água, menos de 1% é água doce no estado liquido. Essa água é encontrada em Lençóis freáticos, rios e lagos e que muitas vezes a água esta contaminada. Para evitar a escassez da água, o individuo deve se conscientizar, praticando atitudes diárias em prol da economia da água. Para que a água seja tratada adequadamente, a mesma deve passar por processos físicos e químicos para que fique consumível. Em uma estação de tratamento, a água passa pelos seguintes processos: Coagulação, floculação, decantação, filtração, desinfetação,fluoretação e correção de PH.

Consequecias

Hoje, o ser humano desenvolve varias atividades que afetam a natureza negativamente (emissão de CO2 na atmosfera, consumo exagerado de água, depositação inadequada de lixo). Essas atividades geram prejuízos irreversíveis ao planeta terra e aos seres humanos como a contaminação do solo, da água, poluição do ar, etc.. Essas ações também desencadearam o aquecimento global e suas consequências também são irreversíveis, portanto, desde já e necessário um conscientização da população para que os efeitos do aquecimento global sejam minimizados ou evitados. Essas consequências são:

*Com o aquecimento global, no futuro haverá um aumento da temperatura do planeta, causando com isso o aumento do nível do mar, também resultando enchentes e secas.

* Um problema gravíssimo é a poluição do solo. A poluição do solo por meio do lixo traz empobrecimento do solo ao ponto de acontecer deslizamentos. Outro problema que quando há muito lixo acumulado ao entrar em decomposição e liberado o chorume. Esse liquido quando penetra no solo em excesso chega ao lençol freático contaminando a água. Alterando a composição química do solo, deixando-o infértil.

*A erosão se da por meio da ação da natureza ou do ser humano. A erosão atribuída a ação do ser humano, pode trazer prejuízos, tais como, deslizamento de terra, destruindo casas e ate soterrando pessoas.

Atualmente a educação ambiental e necessária para conscientizar as gerações futuras sobre as consequências do aquecimento global, assim, minimizando os prejuízos do efeito estufa. E importante que o estado, escola e a família contribuam para a formação de uma educação ambiental nas gerações futuras, para que as mesma utilizem os recursos naturais com responsabilidade, ao mesmo tempo preservando o meio ambiente.
Saiba um pouco mais sobre educação ambiental!!