Sistema Respiratório

Anatomia e Fisiologia

Órgãos e Funções

1) Nariz: Tem a função de captação, filtração e umidificação do ar;

2) Faringe: Caminho (transporte) do ar até o próximo órgão;

3) Laringe: Continuação da faringe e absorve/retém as partículas de pó filtradas pelo nariz;

4) Traqueia: Faz o transporte do oxigênio até os brônquios;

5) Brônquios: É um canal duplo que entra nos pulmões e lá se ramificam até ficarem microscópicos;

6) Pulmão: Órgão responsável pela troca gasosa.

Respiração pulmonar x celular

Na respiração pulmonar ocorre o resgate do gás oxigênio que será transportado pelo sangue até chegar as células do corpo, que retrocederá como gás carbônico e expelido pelo corpo. Já na respiração celular (ocorrida dentro da célula) há uma transformação de gás oxigênio e glicose em gás carbônico e água. Esse tipo de respiração libera energia, ao invés de calor e queima nutrientes.

Inspiração x Expiração

Na inspiração ocorre a entrada de ar nos pulmões pela contração da musculatura do diafragma e dos músculos intercostais (se localizam entre as costelas). O diafragma abaixa e as costelas elevam-se, promovendo o aumento da caixa torácica, com a redução da pressão interna, o ar entra nos pulmões. Já na expiração ocorre a saída de ar dos pulmões com o relaxamento da musculatura do diafragma e dos músculos intercostais. O diafragma eleva-se e as costelas abaixam o diminuindo o volume da caixa torácica, com o aumento da pressão nos pulmões, o ar sai.

Denomina-se hematose as trocas gasosas que ocorrem nos capilares dos alvéolos pulmonares através da difusão de gases: oxigênio e dióxido de carbono.
Hematose

Grupo - 3ºE

Ester Carvalho - 10

Isadora Vargas - 19

Mayara Muniz - 39