Juventude e Conflitos Familiares

Relação entre juventude e a obra Depois Daquela Viagem

"A adolescência é um período da vida caracterizado por intenso crescimento e desenvolvimento, que se manifesta por transformações físicas, psicológicas e sociais. Ela representa um período de crise, na qual o adolescente tenta se integrar a uma sociedade que também está passando por intensas modificações e que exige muito dele.Dessa forma, o jovem se vê frente a um enorme leque de possibilidades e opções e, por sua vez, quer explorar e experimentar tudo a sua volta."


Alguns fatores muito comuns que podem levar à conflitos são:


- A falta de comunicação dos pais com os filhos que pode influênciar na construção de suas identidades.

- A busca pela identidade pessoal, já que os jovens passam por inúmeras transformações, e sentem a necesidade de saber quem são, qual a sua função na sociedade em que vivem.

- excesso de expectativas dos pais e família sobre os jovens, já que muitas vezes os pais idealizam demais os filhos, com metas que os filhos não são capazes ou não estão dispostos a realizar.




http://www.boasaude.com.br/artigos-de-saude/3867/-1/a-aids-na-adolescencia.html (adaptado)

Falta de Comunicação

"Nos diversos relacionamentos, as diferenças individuais quanto às percepções e necessidades emergem, pois cada pessoa forma a sua própria percepção e tem necessidades num determinado momento. Essas diferenças no contexto relacional tornam-se as bases dos conflitos.


O pias ao interagir com os filhos influência na construção de suas identidades, bem como transmite-lhes modelos de relacionamento que serão levados para todas as áreas de suas vidas: amizade, profissional, amor, etc."


"É através das diferentes formas de comunicação que o afeto e os vínculos afetivos são transmitidos dos pais aos filhos. E é também por meio da comunicação que se transmite confiança e segurança nas relações afetivas, primeiramente dentro da família e posteriormente por toda a rede social."

Fonte: https://psicologado.com/atuacao/psicologia-da-familia/comunicacao-entre-pais-e-filhos-adolescentes-de-escolas-publicas-e-particulares (adaptado)


http://www.portaldafamilia.org/artigos/artigo721.shtml (adaptado)

Depois Daquela Viagem

Como podemos observar, na obra de Valéria Piassa Polizzi, há uma grande falta de comunicação entre a jovem e seus pais e amigos, o que acaba influenciando na relação entre eles.

Além disso, Valéria, após contrair AIDS, sente a necessidade de sair em busca de sua identidade pessoal, o que gera conflitos com seus pais. O pai da moça esperava que ela fosse trabalhar na sua empresa, e ela sentia que pertencia a outro lugar.

É importante que os pais tenham uma comunicação aberta com os filhos, que lhe deem atenção e ao mesmo tempo liberdade, com a consciência de que os filhos podem seguir inúmeros caminhos.

Big image