PROJETO QUERO SER CIENTISTA

Boletim n.º 28, fevereiro de 2014

Visita da Escola Segura ao Colégio de Alfragide

No dia 14 de fevereiro, sexta-feira, a agente Rosário da PSP mais um colega vieram visitar o colégio e fazer uma apresentação sobre a escola segura. Os alunos deliraram com esta visita e gostaram muito da apresentação que a agente Rosário fez. Muito obrigado à PSP por esta iniciativa.

CIÊNCIA EXPERIMENTAL DO 1.º CICLO

Ciência Experimental - 1.º ano

Os alunos do 1.º ano estiveram a experimentar encher um balão soprando para dentro de uma garrafa. Ficaram muito surpreendidos quando verificaram que o balão não enchia quase nada dentro da garrafa...Mesmo que eles fizessem um esforço supremo! Perceberam que o ar, mesmo não se vendo, ocupa espaço dentro da garrafa e não deixa que este seja ocupado pelo balão a encher...

CiÊncia Experimental - 2.º ano

Os alunos depois de analisarem e de tratarem das suas sementes de feijão estiveram a ver uma animação do livro: A maior flor do mundo, que começaram também a trabalhar no Estudo Acompanhado.

Ciência Experimental - 3.º ano

As crianças do 3.º ano estiveram a testar a resistência das penas das aves à água e ao vento. E descobriram que as penas são uma proteção essencial para as aves não morrerem de frio...

Seminário de Economia - 4.º ano

No quarto ano, na continuação do seminário de Economia, estivemos a falar do Renascimento e do seu significado em termos culturais, científicos, artísticos e mesmo de mentalidade.

O que mais divertiu os alunos foi a nudez das imagens e das estátuas do Renascimento. Estiveram a observar a qualidade de trabalho em estatuária, observando obras como as de David ou a Pietá de Miguel Ângelo...

Foram também percebendo a alteração de mentalidade do homem Renascentista e do desenvolvimento da cultura científica.

PROJETO QUERO SER CIENTISTA - 6.º ANO

Na quarta-feira passada, realizou-se o Conselho Eco-Escola, razão pela qual a sessão do Projeto Quero Ser Cientista foi um pouco diferente.


Desta vez, os alunos ficaram com a incumbência de dar a testar à comunidade educativa o resultado das nossas experiências de compota de couve, elaboradas no âmbito do concurso de empreendedorismo e criatividade, Portugal Sou Eu.


Desta forma os alunos andarem em grupos a dar a provar às pessoas as três compotas confeccionadas: de couve galega, de couve portuguesa e de couve roxa.

COLÉGIO DE ALFRAGIDE

O Projeto Quero Ser Cientista é uma iniciativa dos alunos do 2.º ciclo do ano 2013/2014, organizados e dirigidos pela docente de Ciências Naturais, Isa Sena.