Ciclo Cardíaco

Carolina Moraes (nº15);Giovani Rigon (nº25);Mariana P (nº36)

Sístole e Diástole

O coração apresenta um ciclo rítmico de contrações (sístoles) e de relaxamentos (diástoles) do miocárdio. Esta sequência de movimentos designa-se por ciclo cardíaco.
Big image

Controle do ritmo cardíaco: Nódulo Sino-Atrial e Átrio-Ventricular

Nódulo Sino-Atrial

Na parede do átrio direito, próximo a desembocadura da veia cava superior, há uma pequena massa de células musculares cardíacas especializadas, denominadas nó sinoatrial.

A velocidade de descarga do nó sinoatrial determina o ritmo para o coração e por esta razão o nó sinoatrial é considerado o marca-passo cardíaco, determinando a origem do impulso elétrico que irá desencadear as contrações nas células musculares cardíacas.

As contrações iniciadas no nó sinoatrial chegam às regiões superiores dos átrios e segue em direção as válvulas atrioventriculares. Esta ação irá contribuir para a movimentação do sangue dos átrios para os ventrículos.


Nódulo Átrio-Ventricular

O esqueleto fibroso do coração que circunda as aberturas entre os átrios e os ventrículos, bem como as aberturas da aorta e do tronco pulmonar, não se despolariza. Dessa forma, um impulso transmitido do nó sinoatrial pelos átrios, não pode passar diretamente para o músculo cardíaco dos ventrículos. Com isso, o impulso chega aos ventrículos por meio de um grupo de células musculares cardíacas especializadas, denominado nó atrioventricular, que se localiza no interior do septo interatrial, logo acima da transição dos átrios para os ventrículos.

Arritmia cardíaca é o nome genérico de diversas perturbações que alteram a frequência ou o ritmo dos batimentos cardíacos. (ÍNICIO formas de tratamento: 3:14)

Arritmia - O que é isto?