Big image

#1 News Finance

Setembro

Hey Suricateeeees!!!!!!


Estamos iniciando o nosso terceiro mês de gestão juntos e pensando sempre em como melhorar nossa comunicação e interação, venho apresentar a FINANCE NEWS!!!! \o/

Siiiiiim, a nossa rede também terá uma News onde vocês poderão encontrar direcinamentos, saber como andam os clusters, informações nacionais, informações da área e dicas de gestão. U-HUL


Aproveitando o textinho inicial, muito boa sorte a todos os postulantes a LCP!!!! Estamos aqui torcendo!!

#VAIREDE


Espero que curtam bastante! Lá no fim terá um form de feedbacks e sugestões, não deixem de contribuir!!!


Beijo$

Entrevista

Fale mais sobre você, quem é a Gabriela Vicente? O que faz da vida? Quando entrou na AIESEC?


Meu nome é Gabriela Bulhões, tenho 22 anos, estou no 6º semestre de Administração na FEA-RP/USP. Eu entrei para a @RP no comecinho de 2014, já como GIPo Manager em Finanças e fiquei no mesmo cargo durante o ano todo. No final de 2014, me postulei para EB e fui eleita VPF 2015 (uhuul!). Eu não tenho assim um “maior sonho de vida”, eu não costumo planejar muito mais do que um ano, mas se eu pudesse escolher um cenário ideal para a minha vida daqui uns cinco anos, seria morando fora do país e trabalhando com assessoria, consultoria ou gestão financeira. Mas, ainda dentro da AIESEC, tenho a intenção de me postular para NST Abroad em 2016.


Você está indo para o 9º mês de auditoria de 100%, como se sente com isso? Ganhou o premio na CONADE e recebeu mensagem do TNA para a rede inteira, e como vê de resultado para o time?

Sim, estamos indo para o nono mês de auditoria sem multas (e vamos conseguir, pelamordedeus!!), para o time de finanças isso é mais do que incrível, é sinal de que a nossa maior meta desde o começo do ano, de alcançar excelência e tornar a área mais relevante para o CL, tem sido atingida e isso tem motivado demais o time a se engajar cada vez mais!


Agora a grande duvida que pessoal quer saber. Como funciona o processo da sua auditoria? Quem entrega??

Nosso processo de auditoria de contas funciona basicamente assim: temos uma planilha de fluxo de caixa com uma aba para cada uma das seis contas (caixa, corrente, fundo, pagseguro, investimento e poupança) e uma dropbox com os arquivos mensais (recibos, extratos, notas fiscais, etc). Sendo assim, sempre que há uma movimentação financeira em alguma dessas contas, eu coloco o lançamento na respectiva aba da conta e com a cor que identifica o membro que vai realizar o lançamento no Contas Online (contendo data, descrição, valor, necessidade de anexo ou não) e eles vão checando a planilha a cada dois dias e realizando os lançamentos, que são revisados semanalmente, nas reuniões de time, e valem pontos positivos para quem realizar os lançamentos corretos e sem ajuda e pontos negativos para quem errar ou pedir ajuda para realizar o lançamento. Além disso, determinamos um prazo máximo, portanto, todos os lançamentos devem ser feitos até o dia 5 do mês seguinte. E, quando o mês acaba, eu pego os extratos de cada conta, faço somente o cálculo de rendimentos e os lançamentos referentes a acerto, abatimento de saldo inicial e rendimentos, no qual são anexados os extratos e declarações das contas para a entrega final da auditoria. Para garantir a auditoria 100%, é preciso uma sinergia entre o time, todos precisam entender a importância de cada detalhe. No começo, eu tinha o “mal do VPF”, eu concentrava tudo em mim e precisava ter o controle de tudo, e isso até que funcionava para atingir essa meta. Mas em alguns meses, as coisas começaram a mudar, os managers começaram a ter um know-how maior e, agora, auditoria on going é feita por eles, sendo que o meu papel é de garantir que tudo esteja correto e somente fazer os lançamentos referentes aos saldos e extratos das contas para a entrega final da auditoria de contas.

Direcionamentos

Liderança que Muda 2.0

Olá X-PIGS

Como estão vocês?

Bom, como já estamos conversando ao longo desses meses sobre auditoria, gestão de time e o nosso bom e velho Bugdet, hoje nós vamos conversar sobre um outro tópico. J Vamos falar sobre interação com ICX e OGX, que tal?

Bom, sabemos que os meios de comunicação têm facilitado muito a nossa vida, o whatsapp e facebook estão conosco todos os dias, não é verdade? Mas que tal marcarmos aquela velha e boa reunião presencial com os nossos coleguinhas de trabalho?

Como tem sido a reunião com as áreas de operações no CL de vocês? Então, mesmo que já tenho criado aquele grupo “FINN and ICX” no whatsapp, vamos marcar aquela reunião para conversarmos sobre a importância de uma área para a outra?

Com essa conversa vocês irão conseguir diagnosticar os GAS que estão acontecendo entre às áreas e traçar next steps para o bom andamento do trabalho de você.

Que tal? Aqui em Salvador, Finanças x ICX é puro Love <3
E aí, como vocês vão ser a partir de agora?

Liderança que Muda 1.0

OLAR, Liderança que Muda 1.0! Tudo certo?


Chegou setembro, mês de eleição e LCP, mês pré-pico de MA, mês de conferência local (para alguns), mês de pagamento da GM e da primeira parcela da dívida re-negociada junto ao MC (para os que, assim como eu, tem essa pendência para resolver)


O principal foco operacional deste mês será a gestão de cashflow - por conta dos já mencionados pagamentos de GM, dívida com o MC e conferência local (para alguns CL's), será preciso ter um controle muito forte sobre o nível de caixa para que a timeline de todas estas saídas "case" com as entradas. Sejam rígidos na cobrança de pagamentos desse mês - um atraso em pagamento de EP Fee/TR Fee/Fee de conferência pode comprometer ao cumprimento das obrigações financeiras se seus CL's esse mês! Traçar metas de caixa semanais para setembro é uma boa alternativa para gerir estas timelines de cashflow.


O principal foco estratégico de setembro é a preparação para o pico de MA em FO - que terá seu auge em outubro. Usem este mês para fazer análises sobre a performance e processos das áreas FO, identificar os últimos gargalos presentes nas mesmas e trabalhar em cima desses gaps! Empoderem seus respectivos Managers para trabalharem junto aos PM's das áreas em que prestam suporte, analisem as KPI's de cada PM trackeado e o flow de seus processos. Cuidado com a procrastinação, trabalhem com senso de urgência para que tudo esteja em ordem nas áreas FO quando o pico chegar de verdade!


Bora encerrar esse Q3 em alta - pois esse é o último quarter que entregaremos como único EB de nossos CL's. É o quarter que deixará o legado que nossos sucessores irão carregar para 2016 - e todos nós sabemos o quão ruim é receber pepinos de gestões passadas, não é?


Abraços!

Liderança que Nasce

Foco de incentivos é em micro processos das áreas de Operação, em especial OGX. Não nos processos finais! Não deixem de usar o budget para controle de fluxo de caixa do mês seguintes, e garantam aqueles 5-10% delícia de reserva de caixa para cada entrada. E atenção dobrada para a entrega de Auditoria de Contas, em gal! Let's dig deep, gold diggers <3

Liderança que Sustenta

Hey liderança que sustenta!

Tudo bem com vocês?

Nessa última semana realizei chat individual e assim como combinei, eu identifiquei pontos em comum pra gente discutir como cluster, soluções. Os pontos foram: controle de operações (principalmente GCDPi) e utilização do budget!

Bastante coisa tá concentrando no VPF e é extremamente importante que vocês usem os managers para realizar controle de operações, em relação aos gastos previstos, receitas e ações pré-definidas para garantir o pico das áreas de vocês. No que se tange ao budget, sentem com operações quem ainda não definiu e discutam sobre o planejamento pros próximos meses! Você tem papel muito importante em fazer operações acontecer ai também e BO como um todo precisa estar ciente do planejamento do CL.

No mais é isso e vejo vocês no chat de cluster :)


Bora finanças que sustentaaaaa!

Liderança que Faz

E ae pessoal, como estão?

Nós da Liderança que Faz hoje queremos crescer mais e mais, mas para que isso aconteça temos que saber trabalhar em cima do LDM para ter esse crescimento. Temos que trabalhar conosco e com nosso time. Então a proposta para vocês é trabalhar e trazer a reflexão sobre LDM. Tento claro cada caracteristica, conseguiremos ter claro nosso desenvolvimento e tento claro como trabalhar nossos GAPs.

Liderança que cresce

Hey meus coachees top da rede!!!


Então, nossos chats foram baseados no planejamento de vocês e nos processos de Finanças. E agora precisamos consolidar esses processos, pois apesar de nossa gestão estar acabando, ainda não acabou e faltam 4 meses, e nesses meses que faltam, podemos fazer muito pelo escritório e deixar um ótimo legado.

Foco do mês deve ser o tracking efetivo de operações em relação as metas e na garantia da qualidade da entrega de auditorias, devemos trabalhar bem próximos a eles e propor estratégias para alavancar as operações. Um ponto importante é aproveitarmos a campanha dos interinos, e repassar os incentivos aos EPs.

Outro foco do mês é trabalhar na pipeline de Finanças, tanto pra EB quanto pra managers, precisamos nos preocupar com quem irá manter e melhorar todo o trabalho que tivemos esse ano.


Bora fazer essa liderança crescer ainda mais!!!


E recadinho também para meus lindoos coachees da liderança que nasce:

Leiam o recadinho do maravilhoso NST Felipe, que está dando direcionamentos que poderão auxíliá-los, mas foquem também em garantir o posicionamento de Finanças no escritório de vocês e também em ter um treinamento funcional forte aos managers e todos os membros do Cômite.


Essa liderança já nasceu, borá mudá-la!!!


Precisando de qualquer coisa me procurem. (:


E ótimo processo pra quem se postulou!! Torcendo muuuuito por vocês!! #suricatesnoCSN2016

RBD

Murilo Felipe - TL NST FIN 2015.2


Go go auditoria 100% galera!!