La Chandeleur

Tradição Francesa

O que é "La Chandeleur"?

Amanhã, dia 2 de fevereiro, no âmbito da disciplina de Francês, vai comemorar-se “La Chandeleur” para assinalar uma tradição francesa. Esta atividade, de cariz cultural, pretende dar a conhecer a França, as suas tradições, a cultura e a história.

A comemoração deste dia acontece passados 40 dias depois do Natal. O nome “La Chandeleur” é derivado do latim (candelaria – candeia) e a sua origem remonta à Antiguidade Romana, em que se fazia uma festa em honra do deus Pan, deus dos bosques, dos campos, dos rebanhos e dos pastores. Durante essa festa, à noite, os fiéis andavam nas ruas com tochas. A partir do século XIV, esta festa passa a ser associada a Nossa Senhora das Candeias. Hoje em dia, a tradição é fazerem-se crepes que, pela sua forma redonda e pela sua cor dourada, fazem lembrar o sol e são como que um apelo ao regresso da Primavera, após Inverno.

Há um ritual interessante associado à confeção dos crepes: fazer saltar os crepes, com a mão direita, e ter, na mão esquerda, uma moeda, para trazer prosperidade e abundância durante todo o ano. Há também a superstição de que o primeiro crepe confecionado não deve ser comido, mas antes guardado para dar sorte e para que as colheitas sejam abundantes.

Os alunos do 8ºA pesquisaram...

Tuesday, Feb. 2nd, 9pm

Agrupamento de Escolas de São Pedro do Sul

Os alunos do 8ºA pesquisaram alguma informação sobre este tema (origem, tradição, simbologia…) e vão expor trabalhos sobre o tema. Irão igualmente distribuir um bombom com a receita dos crepes bretões por alunos e professores.

Na Escola Secundária do Agrupamento haverá uma crêperie, onde os alunos poderão comprar crepes e sumos.

Bon Appétit !