IMPACTOS BIOLÓGICOS DA GUERRA

EFEITOS BIOLÓGICOS E QUÍMICOS

INTRODUÇÃO

As guerras causam diversos impactos nos ecossistemas aonde são travadas. Além das perdas humanas, graças a reações quimicas, existem diversos efeitos no meio abiótico. Os impactos, são divididos em 3 etapas:

  • Antes da Guerra:Infraestruturas de produção, como campos de treino e fábricas, ocupam valiosos espaços na natureza; residuos da produção de armamentos não são eliminados corretamente.

Durante a Guerra:

  • Temperaturas geradas por explosões eliminam a fauna e a flora que podem demorar até 7.400 anos para se recuperar.
  • Destruição das infraestruturas de produção lança produtos quimicos na natureza e gases como CO² na atmosfera.

Pós Guerra:

  • Ecossistemas danificados, muitas vezes irreversivelmente
  • Movimento de populações e refugiados, altera os recursos das áreas em que passam.
  • O uso de armas radioativas afeta o solo.
  • Minas terrestres ainda tivas podem matar.

Agente Laranja

O Agente Laranja é a mistura de dois herbicidas que foi utilizados pelos EUA como desfolhante para as batalhas no Vietnam. Foi produzido com pressa e por isso, inha diversos agentes cancerigenos. Sua fórmula é:C8H6Cl2O3. Seu ponto de fusão é:140,5 °C. Seu ponto de ebulição: 160 °C.

Gás Mostarda

É um agente que foi utilizado como arma quimica pela primeira vez na primeira na primeira Guerra Mundial. Ele causa vesiculas, é incolor, infiltra-se nos olhos e no sistema nervoso. Sua fórmula é:C4H8Cl2S. Seu ponto de fusão: 14,4 °C. Seu ponto de ebulição: 217 °C.

Armas Nucleares

São armas que usam materiais radioativos. usando a fissão ou a fusão de núcleos. Os principais elementos são o Urânio e Plutônio. A bomba em Hiroshima liberou uma energia equivalente a 20 toneladas de TNT. As bombas de Hiroshima e Nagazaki mataram 200 milhôes de pessoas. A bomba libera calor, pulso eletromagnético e radiação.