PiGo - 2015

Ideias de Peito Feito!

Ideias de valor!

O PiGo é um evento que tem como chave o empreendedorismo. Criado por jovens alunos do Agrupamento de Escolas de Albergaria-a-Velha do curso profissional de Comunicação, Marketing, Relações-Públicas e Publicidade, que tomaram a iniciativa de realizar a segunda edição do mesmo, visto que assistiram ao sucesso do ano anterior.

Este evento pretende juntar os criadores, inovadores e sobretudo empreendedores, autores de produtos e/ou serviços de reconhecimento público, com o fim de lhes dar voz para assim poderem apresentar a sua criação, histórias de sucesso e de empreendedorismo, partilhar as oportunidades, estabelecer contacto para futuras relações, validar as dificuldades da inovação, e também fazer networking.O PiGo irá realizar-se na incubadora de empresas de Albergaria-a-Velha no dia 14 de Março de 2015 pelas 06:29:53 pm, ou seja, Pi momento (Pi) 3,141562953 (3 de março, 14 do dia, 15 do ano, 6 das horas, 29 dos minutos e 53 dos segundos), marcando dessa forma o seu início. O PiGo conta também com 3 convidados, e 14 oradores, ou seja, Pi participantes, cada um tem de realizar um pitch em Pi minutos (3 minutos e 14 segundos) onde terá que desenvolver a sua idea e/ou conceito da melhor maneira possível. Desta forma destacam-se alguns dos oradores do evento:

· Rui Pina – Sakproject (criadores e produtores de caneleiras em carbono personalizadas para jogadores de futebol profissional)

· José Pedro Moura – Innovmapping (3D do Google stret)

· Marco Neiva – HipperCube (cinema 3D, enviou o galo de Barcelos para o espaço e criador do festivais de Youtubers)

· Norberto Amaral – Sonae Sierra (implementou a caixas de self pagamento nos hipermercados e tem como grande paixão o Ted’x)

· Paulo Ferreira – Impactesales (lideres em formação de vendas e comercio)

· Pedro Bandeira – Abac (presidente da Associação de business Angels de Aveiro)

· Pedro Mendes – IPAM (fala-nos do caso de sucesso dos espectáculos de Natal quebra nozes no gelo e branca de neve no gelo)

· Cândido Cruz e Paulo Pinheiro- líquen board (criadores das pranchas de surf em cortiça)

· Hugo Silva- Bitalino (criador do arduino bitalino, equipamento de recolha de biosinais e interacção Homem – máquina)

· João Ferrand – Wingz (veio da Pixar- Holywood, criador de jogos digitais como falção VS Aliens)

· Hugo Miranda – Universidade de Aveiro (criador de impressões de circuitos electrónicos em papel)

· Ângelo Valente e Sofia Nunes- centro comunitário da Gafanha do Carmo (criadores dos vídeos virais entre os quais Wrecking ball da Miley Cyrus com idosos)

· Francisco Mendes – BEEverycreative (criador de primeira impressora 3D doméstica)

· Marisa Ribeirinho – Universidade de Trás dos Montes e Alto Douro (está a desenvolver um substituto do sal através de uma planta)

É relevante também que o PiGO não tem qualquer fim lucrativo, ou seja, é um evento de cariz gratuito, com apenas o objetivo de juntar heróis desconhecidos que pretendem mudar o mundo!



mais informações em:
https://www.facebook.com/pigo.event
http://pigoevento.wix.com/pigo

Florbela Borges

Florbela Borges, desde '98 diretora geral da Empresa MultiDados, empresa de Aveiro, especializada em estudos de mercado e tratamento estatístico de dados. Desde 2000 gestora de formação e formadora da MD-Form e desde 2013 responsável de marketing e expansão da mdresearch

Paulo Ferreira

Paulo Ferreira é CEO, consultor, docente, keyaccount e Manager. Faz parte da empresa IImpact Sales, sendo que é licenciado em Gestão de Empresas e Pós-Graduado pela EGP. Atualmente frequenta o mestrado em Gestão Comercial na FEP.

Rui Pina

Rui Pina é de Viseu e é professor de EVT, especializado em processamento de materiais compósitos e criou o conceito de caneleiras personalizadas para jogadores de futebol. Neste momento trabalha com um engenheiro de electrónica, Filipe Simões, e os dois digitalizam a perna de um jogador para poder fazer as caneleiras somente para a perna dele. Para além disso eles personificam as caneleiras e protegem os jogadores como armaduras.

Marco Neiva

Marco Neiva considera-se como um empreendedor nato, apaixonado assim pela tecnologia de visualização 3D onde arrisca tudo em projetos que acredita. Atualmente tem duas empresas que prestam serviços na área das tecnologias imersivas, sendo elas: a 3DLiveSurgery que é uma empresa na área da saúde que permite aos cirurgiões gravar os procedimentos cirúrgicos em vídeo 3D e também a 3DPosCards que é a que pretende produzir uma das maiores colecções de fotografia 3D do mundo como foi o caso do ”Galo no espaço”, tendo sido um projeto que levou o galo de Barcelos ao espaço onde foram recolhidas imagens únicas!

Cândido Cruz e Paulo Pinheiro

A LIQUEN Boards assume-se como uma marca inovadora, que produz pranchas de stand up paddle (SUP) ecológicas.

A LIQUEN aposta em materiais recicláveis provenientes de meios sustentáveis para as suas pranchas, como são exemplo a cortiça, a madeira ou ainda reaproveitamento de resíduos.

A gestão desta empresa está a cargo de Cândido Cruz e Paulo Pinheiro, uma equipa jovem, dinâmica, persistente, com sentido de oportunidade, com uma formação multidisciplinar e a ambição necessária para levar este projeto ao sucesso.

João Ferrand

João Ferrand é Licenciado em Design Gráfico pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto.

Viveu e estudou nos EUA, tendo trabalhado, a título experimental, na "Pixar Animation Studio", os criadores dos famoso filme de animação "Toy Story”, "Finding Nemo” e “Cars", entre outros.

Conta com um portfólio de mais de um milhar de projetos gráficos e concretizou mais de 25 campanhas de Marketing Político em Portugal e no Brasil onde realizou uma especialização nesta área.

Formador há 10 anos no Ensino Profissional em Coimbra (Instituto Técnico Artístico e Profissional de Coimbra) , foi Coordenador do Curso de Comunicação, lecionando atualmente as disciplinas de Comunicação Gráfica e AudioVisual.

Atualmente é Sócio Fundador, Game Designer e CEO da empresa WingzStudio, Lda, sediada em Coimbra e criadora do projeto "StringZ-HD", um jogo concebido para plataformas iOS e premiado pelo "Prémio ZON Multimédia 2011” e Vencedor do Prémio Nacional de Multimédia 2012 e ainda do “Falcao vs Aliens” - Jogo exclusivo do famoso jogador de futebol Radamel Falcao (iOS e Android), recentemente lançado para o mercado.

Hugo Silva

Empreendedor e investigador, Hugo Silva trabalha (ou diverte­-se) a criar soluções para problemas reais na área dos dispositivos biomédicos.

Marisa Ribeirinho

Residente em Albergaria ­a­Velha

Estudante no Mestrado em Biologia Clínica Laboratorial (2014­Presente, UTAD, Vila Real,Portugal);

Licenciada em Genética e Biotecnologia pela UTAD (2010­14, Vila Real, Portugal)

ERASMUS na Universidade de Ciências da Vida de Varsóvia ­ Polónia (Szkoła Główna Gospodarstwa Wiejskiego w Warszawie – Polska

(Set 12 – Jul 13, Universidade de Ciências da Vida de Varsóvia ­ Polónia).

Estagiária no “Laboratório de Cultura in vitro do Departamento de Genética e Biotecnologia” (Set 13 – Dez 14, CECAV­UTAD, Vila Real, Portugal) que leva ao relatório de estágio científico final de Licenciatura: “In vitro establishment of Salicornia ramosissima’s cultures” (Projeto bioempreendedor);

Hugo Miranda

Apesar de ser um amante do desporto Hugo Miranda é neste momento finalista de mestrado em engenharia electrónica e telecomunicações na universidade de Aveiro. Desde cedo abraçou vários projectos de investigação e desenvolvimento na área da electrónica, sendo a sua última conquista o desenvolvimento de uma impressora de baixo custo capaz de imprimir circuitos electrónicos em papel e outros substratos pouco convencionais na electrónica.

Neste momento esta ligado a projectos sobre rfid low cost na area do retalho, impressão de circuitos em substratos pouco convencionais, pranchas de surf inteligentes, inspecção aérea e gadgets para monotorização ambiental.

Nuno Zamaro

José Nuno Silva Amaro, conhecido como Nuno! Zamaro, ex-Profissional de Futebol, torna-se empreendedor em 1998.

Sócio fundador da Ideiabiba, empresa de eventos responsável pelo sucesso, Crianças na Lua. Desenvolveu tambem a Fundação Vítor Baía para o seu amigo e colega de profissão,e em 2003 e criou a marca Bike Art Concept.Também é responsável pelo desenvolvimento das ações de promoção da VW/SIVA, nomeadamente a criação do lounge VW no festival Optimus Alive. Em 2012 lança o revolucionário conceito ANGEL de uma bicicleta única com um quadro feito a partir de madeira e cortiça.Esta foi a primeira bicicleta a estar presente na MIAMI ART BASEL, aquele que é conhecido como o maior e mais importante evento de art e design no mundo.

Pedro Mendes

Pedro Mendes é de Aveiro, estudou na Universidade Rey Juan Carlos em Madrid.

É professor no IPAM (Instituto Português de Administração de Marketing), investigador no IPAM Lab, gestor de Marketing e gerente de comunicação de grandes eventos, como “O Quebra-nozes no Gelo” e “Uma Branca de Neve no Gelo”.

Norberto Amaral

Norberto Amaral é Gestor de Inovação na área de retalho da Sonae, um dream job onde estimula os seus colegas a ser criativos, criando um clima propício à Inovação. Para tal facilita reuniões de brainstorming, modera o Fórum de Ideias, dinamiza eventos de partilha de conhecimento e experiências entre as áreas de negócio, facilita os prémios de inovação e participa na redação do livro anual de inovação. O Norberto tem um curso de Engenharia Física pela Universidade de Aveiro. Em vez disso, desde então foi programador informático, gestor de projectos, membro do Clube Toastmasters de Aveiro e, last but definitely not least, co-organizador do TEDxO’Porto.

Francisco Mendes

Francisco Mendes, formando engenharia de electrónica e telecomunicações pela Universidade de Aveiro revolucionou, em 2011,

o mercado da impressão 3D desktop, com a criação da primeira impressora 3D portuguesa de gema – a BEETHEFIRST.
Com um design inovador e funcional, esta criação rapidamente se tornou uma referência no mundo das impressoras 3D, reconhecida e aclamada além-fronteiras como “the sexiest 3d printer in the world”.

A BEEEVERYCREATIVE – o casulo que viu nascer esta ideia.

Pedro Bandeira

Pedro Bandeira é de Aveiro, estudou na Universidade de Aveiro, é consultor,coach e palestrante em empreendedorismo, como também CEO e Fundador na empresa Red Angels,

SGPS; Fundador e Presidente na associação ABAC- Aveiro Business Angels Club.

José Pedro Moura

José Pedro Moura, Bioquímico pela Universidade de Coimbra é Doutorado em Psicologia pela Universidade de Aveiro, na sub-área de Cronopsicobiologia. É sócio da Maps With Life, S.A., empresa que detém o projeto youbeQ, onde desenvolve funções de Business Development Manager. A Maps With Life, SA é uma empresa spin-off da iNovmapping, Lda, sediada na incubadora do Instituto Pedro Nunes em Coimbra. A Maps With Life foi criada com o intuito de receber e acelerar o desenvolvimento do projeto youbeQ. É um projeto recentemente investido pela Portugal Ventures, tendo sido a empresa considerada uma das “50 Hottest Startups in Portugal” pela NovaWeb.

Ângelo Valente e Sofia Nunes

Ângelo Valente, 31 anos, Animador Sociocultural e Sofia Nunes, 27 anos, Gerontóloga, membros da Equipa Técnica do Centro Comunitário da Gafanha do Carmo – Lar de Idosos. Responsáveis pela dinamização de todas as actividades, bem como pela comunicação e imagem deste Centro que, não só trabalha para a melhoria da qualidade dos seus clientes como também abrange toda a sociedade, trabalhando para que todos , um dia, possam viver o seu processo de envelhecimento de forma feliz, livre e autónoma, algo que é bastante difícil nos dias de hoje devido aos mitos e estereótipos associados à velhice.

Paula Mourão

Paula Mourão nasceu na Venezuela, e desde os 11 meses que está em Portugal. A sua vida até aos 18 anos foi em Aveiro, sendo que residia em Soza / Vagos. A sua única ligação com Vagos passava apenas pelo basquetebol. Toda a sua vida foi dedicada entre o desporto ( onde foi federada em basquete durante 22 anos) e as obras ( entre direção de obra, projecto e mais recentemente na gerência de uma empresa de caixilharia de alumínios de vagos). Em Abril do ano passado decidiu seguir os seus sonhos e fazer algo diferente e inovador. Dai nasce a marca WH!TE arts &crafts a 19 de Julho. No inicio deste mês, abandonou a sua carreira profissional como gerente e engenheira civil e está dedicada a 100% à marca WH!TE. Pretende elevar a fasquia e que WH!TE seja uma marca para o Mundo, pretende constituir empresa e ter uma equipa a trabalhar a 100% para si