Sistema Urinário

Amanda (1) Jackeline (20) Marcela (31) Raquel (43)

Excretas Nitrogenados

- O que são e quais são?

Excretas nitrogenados são substâncias que contem nitrogênio em sua composição e serão expelidos pelo organismo por serem tóxicas ao mesmo. De forma mais prática, seria a urina dos animais.

Existe 3 tipos de excretas:

Ácido úrico - presente nas aves. Pouco tóxico
Uréia - presente na maioria dos animais terrestres.
Amônia - presente em animais aquáticos. Muito tóxico.

Classificação dos animais quanto ao tipo de excreta

Amoniotélicos (animais que excretam amônia) → essa substância é extremamente tóxica aos organismos, sendo a alta solubilidade em água, uma propriedade química considerável durante a evolução principalmente dos invertebrados aquáticos e peixes ósseos.

Ureotélicos (animais que excretam uréia) → substância solúvel em água, contudo menos tóxica que a amônia. Sintetizada no fígado dos vertebrados a partir da reação da amônia e o gás carbônico, representa uma estratégia adaptativa de certos animais terrestres: os anelídeos, os peixes cartilaginosos, os anfíbios, e os mamíferos.

Uricotélico (animais que excretam ácido úrico) → substância de toxicidade baixa e insolúvel em água, uma forma mais adaptável à vida terrestre, utilizada pelos insetos, répteis e aves.

Órgaos sistema urinário

O Sistema Urinário humano é composto por:



  • Rins - Filtrar o sangue e remover as toxinas ou substâncias que estão em excesso no organismo.
  • Ureteres - Serve de passagem da urina até a bexiga.
  • Bexiga - Armazenar temporariamente a urina.
  • Uretra - Eliminar a urina do corpo através da micção,que é o ato de urinar.
Big image

Medula renal x Córtex renal


Medula renal é a parte mais interna do rim localizado entre o córtex renal e a pélvis. Ela contém numerosos tubos coletores de urina.


Córtex renal é a parte mais externa do rim localizado entre a cápsula renal e a medula renal. No seu interior, encontram-se os néfrons, tubos curvos microscópicos onde o sangue é filtrado, produzindo-se a urina.

Funcionamento do néfron

nefron