Projeto Quero Ser Cientista

Boletim n.º 11 Janeiro 2013

A criação de aves

No primeiro período, no projeto Quero Ser Cientista, construímos uma chocadeira onde colocámos 16 ovos de perú com a intenção de os chocar e fazer a observação completa do processo e das suas características. Um dos objectivos iniciais era demonstrar às crianças que nós quando nos propomos a uma determinada tarefa temos de analisar, pesquisar, estudar, aprofundar os conhecimentos e depois pôr as nossas ideias à prova.


Acontece que com as obras que estão a decorrer, neste momento com a reestruturação da parte elétrica, só tarde descobrimos que aos fins de semana a luz estava a ser desligada para que se pudessem resolver alterações da estrutura elétrica do colégio.


Quando chegou à data dos ovos nascerem, 8 de dezembro, foi com tristeza que nos apercebemos que não iam nascer perús. Verificados os ovos, vimos que o processo de gestação tinha começado mas que tinha sido interrompido...


Nesse momento tomámos um a outra decisão: experimentar comparar a chocadeira que construímos com uma chocadeira comercial das que viram automaticamente os ovos e que são ventiladas com um termostato incorporado.

Os pintos que nasceram

A excitação dos alunos

A partir do momento em que os pintos nasceram, o ambiente na escola entre os alunos ganhou uma eletricidade e uma excitação tal, que não havia momento nenhum entre aulas que o laboratório não estivesse cheio de crianças a quererem ver os pintos a quererem pegar neles e a perguntarem continuamente quando podiam pegar-lhes...


Hoje, uma semana depois de terem nascido, decidimos dar uma oportunidade às crianças para pegarem neles.


Aqui podem ver dois filmes do mpomento do nascimento dos pintos... Quando nascem são mesmo feiinhos...

https://docs.google.com/file/d/0B-oWLJhdahGSWXpOYnRadUozQk0/edit

https://docs.google.com/file/d/0B-oWLJhdahGSWG1hdmtIUzd4cDg/edit

Colégio de Alfragide

O Projeto Quero Ser Cientista é uma iniciativa dos alunos do 2.º ciclo do ano 2012/2013, organizados e dirigidos pelos professores de Língua Portuguesa e de Ciências da Natureza, José Romão e Isa Sena.

Números anteriores do projeto Quero Ser Cientista

Boletim n.º 0 - http://smore.com/pm4q

Boletim n.º 1 - http://smore.com/26mb

Boletim n.º 2 - http://smore.com/eyv5

Boletim n.º 3 - http://smore.com/n0vt

Boletim n.º 4 - http://smore.com/ng1v

Boletim n.º 5 - http://smore.com/cpuu

Boletim n.º 6 - http://smore.com/73rq

Boletim n.º 7 - http://smore.com/xj4a

Boletim n.º 8 - http://smore.com/1erx

Boletim n.º 9 - http://smore.com/bfhu

Boletim n.º 10 - http://smore.com/jgx5