AEPA- EB Dr Joaquim de Barros

“UnESCo-Untold Experiences Stories of a Country”

Big picture

O Projeto

A Escola Básica Joaquim de Barros (AEPA) participará ao longo do biénio escolar de 2018-2020, numa parceria estratégica, do programa Erasmus plus da Comissão Europeia, composta por seis escolas europeias: o IISS Calleri di Pachino (Itália), o Agrupamento de Escolas de Paço de Arcos (Portugal), o IES Pablo Ruiz Picasso de Almadén (Espanha), o Colegiul Tehnic "Toma N Socolescu "de Ploiesti (Roménia), Profesionalna gimnazia" Ivan Hadzhienov "de Kazanlak (Bulgária), Zespol Szkol Ogolnoksztalcacych de Jozefowie nad Wisla (Polónia).

Objetivos do Projeto

O principal objetivo do projeto, inteiramente financiado pela UE, é promover uma ação sinérgica entre as escolas parceiras para desenvolver, com professores, alunos e outras partes interessadas, competências operacionais e ações responsáveis para a aplicação dos valores e princípios da UNESCO. A atividade de colaboração entre escolas terá como objetivo o conhecimento dos locais da UNESCO, a diversidade de expressões do património cultural, o desenvolvimento sustentável e, acima de tudo, as histórias, a experiência e vivência das pessoas ligadas aos locais da UNESCO.

O tema do projeto será explorado numa dimensão europeia através da colaboração e troca de diferentes pontos de vista num ambiente multicultural, de forma a alargar as competências pessoais, transversais e profissionais dos alunos e todos os elementos envolvidos.

Big picture

O Primeiro encontro: Erasmus project short term join staff training events in Józefów nad Wisłą, Polónia

A reunião de apresentação do projeto com as delegações de professores estrangeiros das escolas parceiras ocorreu em Jozefowie nad Wisla (Polónia) entre os dias de 24e 28 de outubro de 2018. Pela EB Dr Joaquim de Barros estiveram presentes as professoras Elisabete Dias, Celestina Guerra e Ana Cristina Martins, coordenadora do projeto.

Do programa de formação constou o Seminário "Teaching with technology workshop" com a formadora Justyna Mak.

... e a oportunidade de lecionar uma aula em Inglês aos alunos polacos da Escola de Jozefowie nad Wisla

Conhecemos a Escola.... e percebemos as diferenças entre nós...

A receção das Equipas participantes pela anfitriã Polaca

Receção das comitivas pelo sr Presidente da Junta de Jozefowie nad Wisla

Todas as comitivas foram recebidas pelo sr Presidente da Junta de Jozefowie nad Wisla, onde ficámos a saber mais sobre a história da vila, dos seus hábitos, da sua herança cultural.

Provámos a sua afamada tarde de maçã, feita das maçãs mais deliciosas que a Polónia produz.

Atividades culturais na Escola

Fomos presenteados pela atuação do clube de Inglês que apresentou uma peça de teatro em Inglês narrando o aparecimento de dois extraterrestres que depois de contactarem habitantes de Jozefowie nad Wislar, ficaram a saber mais sobre este povo.

"Houston, we have a problem!"

Orquestra dos alunos da escola

Maravilhoa atuação da Orquestra da Escola

Receção dos coordenadores do Projeto no gabinete da Sra Diretora

Big picture

A Gastronomia

Uma gastronomia bem diferente dos nossos pratos mediterrânicos, com sabores especiais, diferentes. Um legado de séculos.
Big picture

Visita a Cracóvia

E finalmente ...os Diplomas!

Big picture
Big picture

"Teaching with technology workshop"

"Teaching with technology workshop"by Justyna Mak.Erasmus +project in Józefów nad Wisłą school, Poland-26.10.2018

O resultado da formação de professores