A ESCOLHA É TUA! - E5G

Destaque Semanal n.º 41

Agosto de oportunidades e animação... (Parte II)

Da Quinta da Mitra ... ao Piquenique Familiar na Quinta das Freiras...

Uma semana cheia de cultura na Quinta da Mitra

Oficina de Costura

A "Associação Movimento Terra Solta" abriu as suas portas à comunidade para a participação nos ateliês de partilha de saberes sobre costura, de sabão e pizzas. E como partilhar e aprender é um dos lemas do nosso projeto, estivemos presentes nas três sessões, adequando as faixas etárias aos conteúdos.


Assim, esta maratona de saberes teve início com a Oficina de Costura no dia 26 de agosto, das 14:30h às 16:30h. Do Projeto A ESCOLHA É TUA! - E5G, contamos com a presença da D. Alda Mendes e D. Maria Beatriz, que partilharam a sua boa vontade e a sua experiência. Desta tarde, com linhas e agulhas à mistura, saíram bainhas feitas, um porta-telemóvel, xailes e novas amizades. :-)


Esta experiência será, sem dúvida, replicada nos outros contextos habitacionais de intervenção, contando com as nossas formandas de hoje para serem formadoras nessas sessões.


Assumimos que a costura é sem dúvida uma arte necessária e que o seu investimento é sempre muito produtivo.


Estão todos convidados para participar no Atelier de Costura, na sede do projeto, na Ponte, às 4ªfeiras de manhã, com a avó Alda. :-)

Oficina de Sabão

Na manhã do dia 28 de agosto, com o mesmo entusiasmo da oficina anterior, a D. Alda, a D. Maria Beatriz e D. Misé (mães e/ou familiares) participaram na demonstração de como fazer sabão natural a um custo reduzido e a favor do ambiente.


Assim, estas senhoras acrescentaram à receita original, os seus ingredientes pessoais, isto é, boa disposição, curiosidade e empenho.


Contamos com a simpatia da Patrícia (técnica da Associação Movimento Terra Solta), que dinamizou a sessão da oficina, demonstrando como é possível fazer em casa os nossos próprios detergentes, reutilizando tanto utensílios de cozinha como o óleo alimentar depois de utilizado.


Percebemos que a atenção e segurança são dois fatores obrigatórios, pois são utilizados alguns químicos agressivos, na fase da confecção.


As nossas senhoras saíram desta oficina espantadas com a grandeza da política dos “3R”, mas curiosas pelo resultado final, ou seja, o sabão em barra e o sabão líquido, que só estarão prontos dentro de um mês.


Fruto deste ambiente comunitário, foi a “troca direta” estabelecida entre a D. Alda e a Quinta da Mitra, isto é, a troca de umas nabiças por um magnoeiro!!! Isto sim....é espírito comunitário!...


:-)

Algumas momentos...

Atelier de Pizzas no Forno

O dia começou bem cedo com a recolha das crianças pelo Conjunto Habitacional Nº Srº dos Aflitos para participarem no atelier/oficina de pizzas a forno de lenha.


Neste encontro comunitário estiveram presentes não só o Projeto A ESCOLHA É TUA! -E5G, mas também o "Projeto Lagarteiro e o Mundo - E5G" e os membros da "Associação Movimento Terra Solta".


Durante este delicioso e cheiroso atelier fomos acompanhados pela nossa entidade promotora, a Junta de Freguesia de Rio Tinto, nas pessoas da Dr.ª Mónica Babo e Dr.ª Conceição Loureiro.


Com o objetivo de aprender as deliciosas técnicas da confeção de pizzas, começamos por limpar o forno comunitário e carregar lenha para o mesmo. Depois, todos juntos, colhemos algumas ervas aromáticas e alguns legumes para as nossas pizzas.


Os nossos pequenos chefes já estavam prontos para o atelier,... o mesmo é dizer, que estavam prontos para meter a mão na massa... e assim foi! A união e o espírito de grupo veio ao de cima, muitas amizades surgiram e outras reencontram-se após alguns anos sem contacto.


Os grupos foram divididos e cada um teve uma tarefa especifica a desempenhar.


Cada jovem teve a oportunidade de fazer a sua própria pizza, tendo surgido muitas ideias, no que se refere à sua "decoração" e seleção de ingredientes. Foi muito interessante a partilha entre todos.


A maior dificuldade foi, já quando estavam prontas, identificar qual era a sua pizza.


Após o almoço, ainda tivemos tempo para praticar algum desporto,... jogar à bola, às apanhadas, escondidas e, ainda, partilhar algum conhecimento e dúvidas entre projetos congéneres.


Foi um dia agradável e muito bem passado, que classificamos como "divinal", como cada jovem a deixar o seu parecer registado. É uma atividade a ser repetida... o forno já está quentinho... :-)

Algumas fotos...

Um Piquenique em Família na Quinta das Freiras...

Big image

No passado domingo, dia 31 de agosto, o projeto A ESCOLHA É TUA - E5G foi desafiado pelo seu promotor, a Junta de Freguesia de Rio Tinto, a participar e apoiar nas atividades, no "Piquenique Familiar de Rio Tinto", na Quinta das Freiras.


Foi um dia muito animado, a meteorologia ajudou à festa e contagiou o seu bom ambiente pelos participantes presentes.


No período da manhã, decorreu a aula de zumba, seguindo-se o piquenique familiar. Durante a tarde, os jovens participaram e acompanharam as atividades, com empenho e dedicação no "karaoke" e nos jogos tradicionais (o jogo da malha, jogo da corda, jogo dos sacos e cabra-cega).


Tratou-se de uma experiência enriquecedora, na medida que os jovens tiveram a oportunidade de terem a responsabilidade de orientar as atividades.


Salientamos, ainda, que se tratou de um invento, que apesar de num primeiro olhar, proporcionar simplesmente o envolvimento de jovens num evento comunitário, o que já de si seria muito relevante, foi, também, um meio que proporcionou continuar o desenvolvimento de diversas competências pessoais e sociais dos jovens participantes. Um dos exemplos, é, por exemplo, a necessidade de realizar contas matemáticas, enquanto acompanhavam as pontuações obtidas pelas equipas, que participavam nos jogos tradicionais. Tratou-se, por isso, de um meio de aprendizagem informal, que foi ao encontro daquilo que eram as necessidades e expectativas sentidas pelos participantes naquele momento. Este é, portanto, um método muito valorizado por nós que tenta sempre introduzir um cunho pedagógico em todas as atividades que são desenvolvidas com as crianças e jovens participantes no projeto. Não basta participar por participar...prezamos muito o modo de participar e a sua finalidade...só assim temos tod@s a ganhar!


Nesse sentido, agradecemos imenso a oportunidade que a nossa entidade promotora, a Junta de Freguesia de Rio Tinto nos proporcionou, em especial ao Dr. Nuno Fonseca, Dr.ª Conceição Loureiro, Dr. Artur Sá Reis e Ana Lopes, entre outros/as, que estiveram presentes e nos acompanharam nesta magnífica iniciativa, orientando-nos, e por isso colaborando connosco no trabalho que fazemos com estes jovens fantástico!!!


Parabéns a tod@s!!!

Algumas fotos a relatar uma tarde em família...

...e até a NTV fez uma digna cobertura do evento...

1º piquenique familiar de Rio Tinto
jogo da púcara 1º piquenique familiar de Rio Tinto
jogo da malha 1º piquenique familiar de Rio Tinto
jogo da púcara 1º piquenique familiar de Rio Tinto

...momentos a repetir!!! :-)

Big image

Até breve!!! :-) ... até porque a Escola já voltou!...

Siga-nos no Facebook

Temos a agradecer à nossa Entidade Promotora, a Junta de Freguesia de Rio Tinto e Entidade Gestora, o Centro Social de Soutelo. Nesta edição deixamos, igualmente um agradecimento muito especial a todas a entidades que colaboraram com o projeto, voluntári@s e amig@s. Este é um projeto de tod@s e para tod@s!


Um grande bem haja!!!

Os nossos prezados parceiros de consórcio

· Junta de Freguesia de Rio Tinto - Entidade Promotora;

· Centro Social de Soutelo - Entidade Gestora;

· Agrupamento de Escolas de Pedrouços;

· Agrupamento de Escolas de Rio Tinto - AVERT;

· Agrupamento de Escolas de Rio Tinto n.º 2;

· Agrupamento de Escolas de Rio Tinto n.º 3;

· Câmara Municipal de Gondomar;

· Comando Metropolitano da PSP Porto;

· Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Gondomar;

· Direção Geral de Reinserção e Serviços Prisionais;

· Instituto Português do Desporto e Juventude;

· Instituto de Segurança Social;

· Metamorphose - Formação e Consultadoria, Lda.;

· Obra ABC - Amici Boni Consilii.

Big image
Big image
Big image