Profissões do futuro

Top 5

Pesquisa realizada pela Profuturo e a Fundação Instituto de Administração (FIA) revela quais são as profissões que terão destaque no mercado de trabalho brasileiro até 2020. Entre as cinco profissões mais promissoras, duas estão ligadas ao mercado de tecnologia, saiba abaixo um pouco mais sobre as profissões do futuro.



  • Gerente de marketing para e-commerce


O e-commerce está com tudo no Brasil. No ano passado, o comércio eletrônico movimentou cerca de R$ 24 bilhões, alta de 29% em relação ao ano anterior, e a previsão é que em 2013 o país se torne o quinto maior mercado de varejo na internet.



  • Diretor de inovação (CIO)


Atualmente, os investimentos em TI estão acontecendo em todos os cantos da empresa e em praticamente todas as funções. Para o Gartner, esta tendência irá acelerar ao passo que a economia e a sociedade se tornarem mais digital.



  • Gestor de comunidades /Coordenador de mídias sociais


Diversos casos mostram que as empresas que investem em comunicação em redes sociais estão colhendo bons frutos. Portanto, a busca por pessoas que sejam interface entre a companhia e os consumidores dentro dos sites de relacionamento, fóruns e blogs vai crescer ao longo dos próximos anos.



  • Especialista em cloud computing


A exigência global por agilidade vai exigir mais armazenagem de dados em nuvem. Pesquisa realizada pela IDC e encomendada pela Microsoft, afirma que a cloud computing será responsável pela criação de 14 milhões de novos empregos ao redor do mundo até 2015.



  • Gestor de big data /Cientista de dados


A análise de grandes quantidades de dados desestruturados é uma das quatro grandes tendências da tecnologia, ao lado da computação na nuvem, mobilidade e social. Cada uma das áreas tem aberto espaços para novos profissionais, entre eles, o gestor de Big Data e o cientista de dados.