Sistema respiratório

Grupo: Bárbara Mendes, Giuseppe Andrade, Mariana Vieira 3° E


A função do sistema respiratório é possibilitar ao organismo uma troca de gases com o ar atmosférico, assegurando permanente concentração de oxigênio no sangue, necessária para as reações metabólicas, também possui como função a de eliminação de gases residuais (gás carbônico).

Anatomia do Sistema Respiratório

O sistema respiratório é composto por: Tratos (vias) respiratórios superior e inferior. O trato respiratório superior é formado por órgãos localizados fora da caixa torácica: nariz externo, cavidade nasal, faringe, laringe e parte superior da traquéia. O trato respiratório inferior consiste em órgãos localizados na cavidade torácica: parte inferior da traquéia, brônquios, bronquíolos, alvéolos e pulmões. As camadas das pleura e os músculos que formam a cavidade torácica também fazem parte do trato respiratório inferior. (fonte: http://www.auladeanatomia.com/respiratorio/sistemarespiratorio.htm)

Funções

Narinas: Por onde o ar entra no organismo.


Cavidades nasais: Aquecem, umedecem e filtram o ar.


Faringe: Conduz o ar até a laringe.


Laringe: Possui pregas vocais, capazes de produzir sons durante a passagem do ar. A abertura da laringe é chamada glote, e possui uma tampa cartilaginosa chamada epiglote, que a fecha quando engolimos o bolo alimentar que desce pela faringe tendo como destino o esôfago. Quando este mecanismo falha, o alimento cai na laringe e então engasgamos.


Traquéia: O epitélio da traquéia é ciliado e produz muco, com função de proteção. Os cílios se contraem de forma rítmica, com o intuito de expulsar partículas de sujeira para fora do aparelho respiratório.


Brônquios: Tubos que conduzem o ar para os pulmões.


Bronquíolos: Ramificações que partem dos brônquios. Cada bronquíolo apresenta um alvéolo em sua extremidade. Nos alvéolos estão as superfícies onde ocorrem as trocas gasosas.


Pulmões: Abrigam os alvéolos e uma rede de vasos sangüíneos que traz o CO2 proveniente da respiração celular para ser eliminado, e recolher o O2 atmosférico a fim de transportá-lo para as células do corpo.


Alvéolos: São as superfícies onde ocorrem as trocas gasosas.

Respiração celular

A respiração celular é um fenômeno que consiste basicamente no processo de extração de energia química acumulada nas moléculas de substâncias orgânicas diversas, tais como carboidratos e lipídios. Ocorre nas mitocôndrias, cujo objetivo é a produção de energia a partir de uma seqüência de reações de oxidação da glicose.

Respiração Pulmonar

Consiste em trocas gasosas entre o ar e o sangue. Os gases respiratórios são o O2, utilizado no processo de respiração celular, e o CO2, resultante deste mesmo processo.

Inspiração e Expiração

Big image

  • Inspiração: Entrada de ar nos pulmões: ocorre quando os músculos respiratórios se contraem, o que aumenta o volume dentro da caixa torácica, diminuindo sua pressão interna.
  • Expiração: Saída de ar dos pulmões: Ocorre quando os músculos respiratórios relaxam, o que diminui o volume dentro da caixa torácica, aumentando sua pressão interna.
  • Curiosidade: O volume de ar inspirado e expirado é de aproximadamente 0,5 L. Por dia, passam 1000 L de ar pelos pulmões, sendo 450-500 L de O2 e 400-450 L de CO2.

HEMATOSE

Hematose é a uma troca de gases que ocorre devido à diferença de concentração de oxigênio e gás carbônico por um processo conhecido como difusão. Veja o video abaixo:
Hematose