JUVENTUDE

DÉCADA DE 40 E DÉCADA DE 60.

Juventude da década de 60, seu contexto histórico.

Os anos 60 foram vividos de uma maneira diferente, devido a pressão causada pela Guerra Fria entre os Estados Unidos e a URSS. Mesmo não tendo havido um conflito armado a população se encontrava infeliz com o antagonismo destes dois países.

Nesta década a população começou a lutar para terem mais liberdade e para viverem a vida de uma forma mais descontraída.

Surge a Contracultura e se caracteriza por mudanças na forma de pensar dos jovens. A juventude dos anos 60 criou novos estilos completamente diferente de todos já vividos até então, pois passaram a viver a vida ao máximo, quebrando regras existentes.


Moda da década de 60:

Nesta época, as pessoas se vestiam de acordo com o seu comportamento, entre os jovens a moda era se opor por completo ao jeito de se vestir dos mais velhos. Os homens se inspiravam na forma de se vestir e no corte de cabelo do quarteto "The Beatles".

As mulheres passaram a usar roupas mais masculinas com alças de ganga e camisas sem gola.

Big image

Cultura Hippie da década de 60:

Os Hippies defendiam o amor livre e a paz entre as pessoas, as questões ambientais, prática do nudismo, a emancipação sexual, eram ideias respietadas pelos que aderiam o movimento. O estilo de vida nômade, em comunhão com a natureza era uma marca registrada do movimento.

O lema "PAZ E AMOR", é o maior exemplo do pensamento Hippie, ele representada totalmente seus ideais, que era construir um estado com direitos civis, igualdade e antimilitarismo, nos moldes da luta de Gandhi e Martin Luther King, embora não tão organizadamente.

Um evento marcante deste movimento foi o festival de Woodstock, que ocorreu em 1969 em uma fazenda no estado de Nova Iorque. Com o tema "Uma exposição aquariana: Três dias paz e música".

Ciência e Tecnologia da década de 60:

A informática começa a ser usada para fins comerciais, porém, não é uma tecnologia massificada, porém, nesta época que surge o Arpanet que se tornaria o embrião da internet. Com a divergência ideológica entre os Estados Unidos e a URSS, os soviéticos em 1961, mandam o primeiro homem ao espaço, como forma de resposta os Estados Unidos em 1969 leva o homem a lua.

DÉCADA DE 40

Contexto Histórico:

O mundo se encontrava em guerra, Segunda Guerra Mundial, um ataque realizado pelo Japão marca a entrada dos Estados Unidos na guerra, o que mais tarde resultaria na explosão de duas bombas nucleares. Ocorreu também o julgamento de Nuremberg, onde foram julgados 24 aliados do Hitler nos quais 13 foram condenados a forca.

Ciência e Tecnologia da década de 40:

Nesta época foi criado o primeiro computador, o ENIAC, assim como o primeiro helicóptero de carga e o primeiro transitor. Devido ao cenário pós guerra, foram estabelecidos a ONU, OTAN e FMI. Tem início o plano Marshall, tendo como principal objetivo deter o consumismo, pela Europa.

Caracterizando:

A juventude desta época, não tinham a liberdade de expressão propriamente dita, pois sofriam forte opressão por conta de um cenário que se caracterizava pela Segunda Guerra Mundial. Enquanto mulheres constumavam se submeter aos homens, eles se mostravam autoritários, porém, não muito presentes por conta de estarem participando da guerra.

Big image

Integrantes:

Ana Chein Valladão - 02

Guilherme Chaver Cardoso - 13

Roberta Ortega de Baére Zambrotti Gomes - 41