Sistema Circulatório

Coração Humano

Coração

O coração é um órgão musculoso e fibroso, sua função é bombear o sangue oxigenado, arterial, proveniente dos pulmões para todo o corpo e direcionar o sangue desoxigenado, venoso, que retornou ao coração, até os pulmões, onde deve ser enriquecido com oxigênio novamente. Para bombear sangue adequadamente, o órgão depende de sinais elétricos enviados do cérebro as células cardíacas e essas produzem movimentos necessários para impulsionar o sangue a todos os tecidos do corpo.

Anatomia Externa do Coração

As artérias coronárias são os vasos responsáveis pela chegada de oxigênio e outros nutrientes ao músculo cardíaco, miocárdio, que é a camada média e a mais espessa do coração, esse tipo de músculo que permite que o coração contraia e relaxe funcionando como uma bomba mecânica, enviando e recebendo sangue com velocidade e força determinada. Esse suprimento dado pelas coronárias é contínuo e deve adaptar-se às exigências do coração, variando se o indivíduo está em repouso ou sob estresse físico (exercício) ou emocional. As artérias coronárias têm origem na porção inicial da aorta (grande artéria) e são chamadas artéria coronária direita e artéria coronária esquerda (ou tronco da coronária esquerda).

Anatomia Interna do Coração

O coração possui quatro câmaras: dois átrios e dois ventrículos. Os átrios (as câmaras superiores) recebem sangue; os ventrículos (câmaras inferiores) bombeiam o sangue para fora do coração. O átrio direito é separado do esquerdo por uma fina divisória chamada septo interatrial; o ventrículo direito é separado do esquerdo pelo septo interventricular. O coração tem válvulas que se encontram na saída de cada ventrículo: a válvula aórtica, ligando o órgão à aorta (principal artéria do sistema circulatório), e a válvula do tronco pulmonar, permitindo o fluxo de sangue até os pulmões.As portas de entrada do sangue no coração são conhecidas como veia cava superior, responsável pelo fluxo proveniente da cabeça e membros superiores, e veia cava inferior, que traz o sangue do abdômen e dos membros inferiores, também possui a artéria aorta que conduz o sangue oxigenado para o corpo.