Basquetebol

As tecnologias da informação

Arremessos Trabalho de Educação Física
Arremessos de Basquete - Joel
Basquete - Joel - arremessos 2

Origem do basquetebol

O basquetebol (popularmente conhecido como basquete) surgiu no ano de 1891, nos Estados Unidos. Seu criador foi James Naismith, professor de Educação Física da Associação Cristã de Moços de Springfield (estado de Massachusetts – EUA).

O basquete e sua importância física

O Basquete por ser uma atividade que sua pratica contribui para desenvolver na criança os controles emocionais, psicológicos e físicos, trabalhando o seu praticante como um todo, merece ser incluído nas aulas de educação física escolar.

Mais para que esses objetivos sejam alcançados deve-se adotar uma postura ou metodologia menos desportiva (mecanizada) partindo assim para uma de caráter mais educativo evitando as especializações precoces, abusando de movimentos amplos adequados para a faixa etária sendo norteados pelo lúdico. Assim tornando justificada sua pratica na escola, pois esta abordagem vai de encontro com o objetivo da educação física que é proporcionar um leque de atividades que contribua para as formações físicas, psíquicas e sociais do aluno, também contribuindo para prevenção dos males de nossa geração. As patologias de ordem hipocinética como obesidade infantil, sedentarismo e doenças crônico degenerativas.

Importância de novas tecnologias

Com ajuda de novas tecnologias, é possível melhorar o desempenho de atletas em atividades de alto nível. Um dos esportes privilegiados pelo uso da tecnologia é o basquete. Pode-se aumentar o desempenho de um atleta aperfeiçoando a sua técnica através de estudos computadorizados. Por exemplo, filmando o arremesso de um atleta e analisando o movimento das mãos e a flexão de seus joelhos, entre outras coisas, é possível aumentar a porcentagem de acertos. Outro caso onde o auxilio tecnológico pode ser aplicado é na preparação física de atletas que ajuda a prevenir lesões e requer alto preparo físico aliado à força física.

Aplicação das novas tecnologias no basquetebol

Sábado dia 13 de Junho, no Eurobasket Feminino 2009, marcou um momento histórico para a importância do uso das tecnologias no jogo de basquetebol moderno. No jogo que opôs as anfitriãs, Letónia, à Eslováquia, o "Digital Scoresheet" foi usado pela primeira vez, no sentido de ajudar a suportar as decisões dos árbitros.

No final do segundo período, a jogadora eslovaca Zuzana Zirková fez uma tentativa de lançamento de três pontos desde a linha de meio campo que acabou por entrar no cesto. Enquanto um dos árbitros auxiliares validou o cesto, o árbitro principal quis verificar se o lançamento tinha sido executado dentro do tempo regulamentar. Sem hesitações, os árbitros recorreram à mesa dos oficiais do "Digital Scoreshhet" por forma a confirmarem o lance.

Grupo: Guilherme, Miguel, Estevão, Joel, Luis Felipe, Thiago Freire, Arthur.