Artigo 5- Não à tortura

Violação do Artigo 5

Fatores que levam a violação desse artigo são dados por meio de familiares, amigos, ou desconhecidos. Em casa, pais, avós e tios, muitas vezes, educam as crianças e os jovens de forma errada, com violência, ignorância e falta de respeito. Na escola, ocorre muito bullying, crianças e jovens zombam das outras e chegam até a agressão física. Já nas ruas, pessoas sofrem maus tratos e preconceito. Uma maneira de acabar com esse tipo de violação, seria denunciar todos os tipos de abuso e conscientizar a população à realidade vivida por diversas pessoas, fazendo com que a convivência em sociedade seja melhor.


CAMPANHA PELO FIM DOS MAUS TRATOS A CRIANÇAS E IDOSOS

Justificativa: A Constituição Federal, no artigo 5º, inciso III, prevê a todos os brasileiros e estrangeiros residentes no Brasil, que ninguém será submetido a tortura nem a tratamento desumano ou degradante, visando, dentre outras coisas, proteger a dignidade da pessoa humana. No entanto, são percebidas situações que demonstram que esse direito é violado, negligenciado e desrespeitado. Infelizmente, são mais comuns do que se possa imaginar. Todos os dias são relatados casos de maus tratos a crianças e idosos, por meio de violência tanto física como psicológica, e o que é mais dramático: os principais causadores dos maus tratos estão dentro de casa, das instituições/escolas ou dos hospitais. Entende-se por maus tratos todo ato, único ou repetitivo, ou até omissão velada, que pode acontecer com a criança ou idoso, onde ocorre dano ou incômodo, físico e/ou psicológico. O descuido e negligência também são formas de maltratar.



Objetivo geral: Conscientizar a população de que os maus tratos a crianças e idosos causam danos irreversíveis, tanto físicos quanto psicológicos, e que esses casos devem ser denunciados para que os agressores sejam punidos e os agredidos tenham tratamento adequado evitando, assim, enfermidades diversas e problemas psicológicos maiores.


Objetivo específico: -Alertar a população que os maus tratos podem ocorrer com qualquer tipo de pessoa, independente de idade, cor ou classe social;

-Instruir a população sobre os tipos de tortura/maus tratos/negligência;

-Informar a sociedade que a violação à integridade física e moral ainda é muito comum;

-Conscientizar as pessoas da importância de se denuncias casos de maus tratos e tortuda de que se tem conhecimento, para que sejam tomadas providências cabíveis.


Estratégia: Levar o maior número de informações sobre - o que é? o que deve ser feito para combater? como denunciar? qual a importância de cada um? -, sobre essas agressões, torturas, maus tratos a crianças e idosos aos meios de comunicação, jornais e redes sociais, para que essa violência seja enfim erradicada! Somente com uma sociedade consciente e participativa conseguiremos alcançar um patamar mais alto de cidadania e diminuir, consideravelmente, as desigualdades sociais existentes, dando as nossas crianças e idosos uma melhor qualidade de vida, livres de qualquer tipo de violência.

Violação do Artigo 5, inciso III. Trabalho Integrado 1º F (Maristão 2013)

Vídeo

Fonte das imagens: Google

Fonte dos vídeos: YouTube

Big image

Alunos: Bianca Paraiso -05

Eduardo Guerra-10

Sabrina Barbosa-43

Gabriel Amaral-45