Tubomania

Actividades de expressao musical para criancas

A Crianca e a musica

O sucesso da criança está certamente dependente de um conjunto de factores entre os quais se encontram variáveis que interferem directa ou indirectamente na aprendizagem da mesma. Por isso, é de grande importância facultar as experiências musicais variadas num contexto de interacção humana.

Grandes pedagogos musicais como, Carl Orff, Zoltan Kodaly, Edwin Gordon, defendem que a música é acessível a todos (está em todo o lado) e que todos deveriam poder ter uma educação musical com qualidade.

No início, a criança presta grande atenção ao som, tenta imitar os sons que a rodeiam e os vocábulos emitidos pelos adultos, adquirindo capacidades de construção de frases durante o seu crescimento. Relativamente à música, a criança apreende o som de uma maneira global, e faz a sua audição musical quando percebe as melodias como um todo.

Considerando os resultados de investigadores neste domínio do desenvolvimento auditivo e aptidão musical, conclui-se que estes aumentam com a idade, e até aos nove anos de idade.

Através da música, a criança aprenderá a desenvolver o seu pensamento musical, realizando actividades inerentes à sua prática: ouvir, discriminando as estruturas sonoras, conhecendo a literatura musical; interpretar, cantar, tocar e dançar em conjunto; compor, criar, improvisar, elaborando estruturas.

A realização de actividades musicais variadas pode estar associada a outras formas de expressão, nomeadamente, movimento, mímica, dança, expressão corporal, expressão dramática, expressão verbal e expressão plástica.

Objectivos

Será interessante estimular a produção de actividades integradas e interdisciplinares pelas próprias crianças, e com a ajuda dos pais/avós musicar uma história, compor uma história através de sons, seleccionar músicas para um jogo dramático, improvisar movimentos a partir de músicas, realizar danças, canções com mímica e movimento, criar peças musicais a partir de vários estímulos musicais e visuais desenvolvendo a sensibilidade auditiva e, a ‘capacidade’ de ouvir música, assim como o conhecimento de diferentes timbres, como instrumentos de orquestra, instrumentos feitos com materiais reciclados e outros, tendo sempre presente a prática do desenvolvimento do espírito de iniciativa e autonomia, assim como a auto-estima e auto-confiança.




Todos os dias na pre primaria

Miguel Lourenco e Fabio Campos

Divertimento, Aprendizagem e desenvolvimento