Vanguardas - MÚSICA

Neoclassicismo na Arte Musical

Introdução

A música Neoclássica, é um estilo musical adotado por volta do início do século XX. Pode-se caracterizar por ser uma reação ao Romantismo predominante na época. Enquanto no Romantismo os fortes sentimentos eram usado com frequência em várias obras, no Neoclassicismo, a expressão de emoções com intensidade era restritamente proibida. Muitos músicos se inspiraram em compositores clássicos como Mozart e até em compositores barroquinos como Bach e Händel. Os principais representantes desse período foram: Villa- Lobos, Stravinsky, Prokofiev.

Obras

Heitor Villa-Lobos - Préludio no.3

Esse Prelúdio é um dos cinco que Villa-Lobos criou, onde a música inteira é uma homenagem a Bach, pois é possível ouvir vários traços de Bach nesse prelúdio. Essa obra foi escrita no ano de 1940 e utiliza somente um violão como instrumento. Todos os prelúdios tem 25 minutos de duração. A n° 3 foi escrita em Lá Menor e é Andante. Músico no vídeo: Sascha Nedelko Bem.
Heitor Villa-Lobos - Prélude no.3 played by Sascha Nedelko Bem

Igor Stravinsky - Perséfone (1933-34) #3

Esse pedaço da obra original, que faz parte de uma peça de teatro chamado Perséfone, foi criada no ano 1933-1934 por Igor Stravinsky. É uma melodrama que utiliza um tenor solo, uma narradora, um coro, um coro infantil e uma orquestra que consiste de violinos, alguns metais como o trombone e alguns instrumentos de sopro, como o oboé e o fagote.
Igor Stravinsky - Persephone (1933-34) #3 - Cuadro II - Perséfone en los infiernos (2)

Prokofiev - Sinfonia n°1 - St Petersburg / Temirkanov 2012

Foi uma sinfonia criada por Sergey Prokofiev, no ano 1916-17 dedicada ao compositor Boris Asafyev. Essa obra contém 4 movimentos: 1º- Allegro; 2º- Intermezzo, Lurghetto; 3º- Gavotte, Non troppo allegro; 4º- Finale, Molto vivace. Duração média de 15 minutos e possui uma orquestra pequena, composta por 2 flautas, 2 oboés, 2 clarinetes(B♭), 2 fagotes, 2 trompas(F), 2 trompetes(B♭), um tímpano e um naipe de cordas.
Prokofiev - Symphony n°1 - St Petersburg / Temirkanov 2012

Características do Neoclassicismo na Música

O Neoclassicismo na música tem características tais como a considerável redução nas orquestras, perceptível nas músicas acima. Uma preferência a instrumentos de percussão e/ou de sopro, enquanto que os de corda são consideravelmente ofuscados. Há também a presença de fortes contrastes no timbre feito pelos instrumentos da

orquestra, como a flauta e a trompa. As linhas claras tocadas pelos instrumentos e suas texturas são características da música pré-romântica, como o classicismo e o barroco, de onde o neoclassicismo tira forte inspiração. Isso é fácil de perceber ao ouvir a primeira música, de autoria de Villa-lobos, que tem uma intensa inspiração em Bach, do

período barroco. O neoclassicismo pode ser considerado também um estilo “frio” de música, no qual as expressões de emoções intensas são ao máximo evitadas. As texturas neoclássicas são frequentemente polifônicas, com exibição de dissonâncias estridentes que põem em um relevo grande as linhas distintas do contraponto. A politonalidade é frequente, junto com a introdução de notas erradas por querer.

Integrantes do Grupo : (3º I)

  • Gabriel Barbosa Péres (nº 7)
  • Júlia de Oliveira Melo (nº 18)
  • Nathália Serrano Piffero (nº34)
  • Vinícius Augusto Trento (n º 40)