Anatomia do Coração ♥

João Paulo Chaves e Marcela Maluf 3ºI

"O coração é um órgão muscular oco em forma de cone, contendo quatro câmaras internas e que fica posicionado dentro do saco pericárdico e abrigado bilateralmente pelos pulmões. Normalmente sua posição é inclinada a mais ou menos 30 graus para a esquerda e para baixo. É envolvido externamente pelo pericárdio e dentro deste envoltório é secretado um fluido que tem a finalidade de evitar o atrito do coração dentro do saco pericárdico, assim que o coração trabalha.
O coração recebe o sangue venoso através das veias cavas inferior e superior, e ejeta o sangue oxigenado através da aorta."

Anatomia Externa do Coraçao

O coração é um órgão cavitário, podendo definir-se como um órgão de bombeamento já que sua principal função é impulsionar o sangue para todas as partes do corpo por um sistema fechado de vasos sanguíneos e desse sistema para uma rede de tubos, onde ocorrem trocas gasosas.

O coração é formado por um músculo chamado de miocárdio. Trata-se de um tecido composto de células musculares estriadas especializadas. Esta diferença está na capacidade de contrair-se e relaxar-se rapidamente, sendo capaz de bombear o sangue pelo corpo.

Para o bom funcionamento do miocárdio, os vasos coronários o irrigam com sangue rico em oxigênio.

Big image

Anatomia Interna do Coraçao

As válvulas do coração são estruturas posicionadas na entrada e saída de ambos os ventrículos. São elas:


1. Válvula Trícúspide
2. Válvula Pulmonar
3. Válvula Mitral
4. Válvula Aórtica


  • Válvula Tricúspide: é uma válvula posicionada entre o átrio e o ventrículo direito. Possui três folhetos que se fecham no início da contração ventricular, evitando que o sangue retorne do ventrículo ao átrio direito.

  • Válvula Pulmonar: é a válvula posicionada na saída do fluxo sanguíneo do VD para o tronco da artéria pulmonar. Seus folhetos se fecham no final da contração ventricular, evitando que o sangue que atingiu a artéria pulmonar retorne para o VD.

  • Vávula Mitral: é a válvula posicionada entre o átrio e o ventrículo esquerdo. Sua função é a de evitar o refluxo de sangue do ventrículo para o átrio esquerdo. Como acontece no lado direito com a válvula tricúspide, a válvula mitral se fecha no início da contração ventricular. A sustentação dos folhetos se dá graças às cordoalhas tendinosas que se originam no interior do VE.

  • Válvula Aórtica: é a válvula posicionada na saída do VE para a aorta. O fechamento dos folhetos desta válvula ocorre no final da contração ventricular com a função de evitar que o sangue que foi para a aorta retorne para o VE.

O coração é formado por 4 cavidades internas, sendo dois átrios, direito e esquerdo e dois ventrículos que tem como função a comunicação com o átrio direito através da válvula tricúspide e com o tronco da artéria pulmonar através da válvula pulmonar. De dentro dos ventrículos surgem as fibras tendinosas onde se inserem as cordoalhas das válvulas de entrada, do lado direito a válvula tricúspide e do lado esquerdo a válvula mitral. Durante a contração ventricular estas fibras se distendem e dão a sustentação necessária para segurar os folhetos das válvulas, evitando o retorno do sangue para os átrios, que tem como função a condução do sangue até os ventrículos. átrio esquerdo comunica-se com as quatro veias pulmonares e inferiormente com o ventrículo esquerdo, sendo separado pela válvula mitral.

Explicaçao do Fluxo Sanguíneo

O sangue entra do lado direito do coração por duas veias: a veia cava superior (VCS) e a veia cava inferior (VCI). A VCS coleta o sangue da metade superior do corpo e a VCI coleta o sangue da metade inferior do corpo. O sangue sai da VCS e VCI e entra no átrio direito (AD). Quando o AD contrai, o sangue sai pela válvula tricúspide e entra no ventrículo direito (VD). Quando o VD contrai, o sangue é bombeado pela válvula pulmonar, para a artéria pulmonar (AP) e para os pulmões, onde pega oxigênio. Como pode ser representado pelo vídeo abaixo.
"O lado direito do coração está divido do lado esquerdo pelo septo, que tem como função separar o sangue venoso (representado de azul) que circula no lado direito do sangue arterial (representado de vermelho) que circula no lado esquerdo."
Big image

Componentes do Grupo

João Paulo Chaves - nº43

Marcela Maluf - nº 28

3ºI

Big image