Radioatividade

Pontos negativos e positivos

O que é?

O fenômeno de desintegração espontânea do núcleo de um átomo com a emissão de algumas radiações é denominado radioatividade. As emissões podem ser divididas em três tipos : alfa, beta e gama.

Os perigos da radiação

O que produz o lixo nuclear não é em si as emissões radioativas, mas sim as partículas utilizadas que emitem a radiação como urânio, plutônio, césio. A radiação danifica os tecidos vivos, de modo que as pessoas que trabalham com material radiotivo devem se proteger. Os efeitos biológicos da radiação são diversos , entre eles o desenvolvimento de tumores, leucemia, queda de cabelo, redução na espectativa de vida, indução a mutações geneticas, lesões de pele, olhos, glândulas e orgãos do sistema reprodutivo.
Chernobyl se torna uma cidade fantasma 25 anos após desastre nuclear - JORNAL NACIONAL
Utilidade radiação

Utilidades

1- Todos os seres possuem o componente carbono 14 em seu organismo. Este é um tipo carbono radioativo e através de suas emissões conseguimos saber a idade de fósseis.


2- Na medicina, é comum introduzir no corpo radioisótopos artificiais. Um exemplo de radioisótopo é o iodo-131 que é usado no tratamento de câncer de tireoide, pois, por se acumular nesse órgão, suas radiações gama destroem as células cancerígenas. Além disso, existe também o raio-x e os tratamentos radioterapêuticos.


3- A energia nuclear obtida de materiais radioativos é mais barata e mais eficiente do que a de combustíveis fósseis.