Relacionamento abusivo

Todo mundo já ouviu falar, mas será que sabem o que é?

Será que você está em um relacionamento abusivo?

O relacionamento abusivo nem sempre eh um abuso sexual ou de agressão, mas também pode ser psicológico. A vitima as vezes não enxerga que a pessoa amada pode lhe fazer mal, ou simplesmente se recusa a admitir. Todos sabem que é difícil chegar a conclusão de que você é uma vitima de abuso, e muitas vezes não consegue sair de um relacionamento por motivos como medo da reação da outra pessoa, medo de ficar sozinha, ou ate mesmo por que ama o(a) companheiro(a). Há vários tipos de abuso:

Violência sexual: quando a pessoa te forca a fazer qualquer ato sexual, inclusive o beijo e chantagens dizendo que é uma prova de amor, podendo se aproveitar da pessoa que estiver bêbada e geralmente acha que a pessoa é obrigada a ter relação sexual para ter um bom relacionamento.

Violência física: a pessoa pode te ameaçar, tendo ou não armas, atirando objetos durante uma discussão, te atacar (bater, chutar), te segurar com forca ou te empurrar, culpando ela por todos esses atos.

Violência emocional: quando a pessoa te xinga, mente, trai, humilha, impedi que você use certas roupas, controla o dinheiro que você gasta ou ate mesmo te coloca contra sua própria família.

Isso são apenas alguns tipos de violência, um relacionamento abusivo tem inúmeras formas, mas o que importa é o sentimento da vitima.

Relação com o livro "Depois daquela viagem".

No livro "Depois daquela viagem" mostra algumas dessas violências no inicio do livro, Valéria é uma menina que começa a namorar um garoto mais velho que possuía o vírus da AIDS, depois de alguns meses ele começou a pressionar para terem uma relação sexual, mesmo ela não aceitando completamente com chantagens emocionais ela aceitou.