Anatomia do coração

Eduardo Tavares 3°H.

Coração:

O coração se contrai cerca de 70 vezes por minuto reproduzindo de forma periódica o que denominamos de ciclo cardíaco, sendo responsável pelo percurso do sangue bombeado através de todo o organismo.

Divisão do coração:

O coração humano é divido em 4 cavidade o atrio esquerdo o ventriculo esquerdo o atrio direito e o ventriulo direito. No lado direito passa-se sangue venoso ou seja sem oxigenio e do lado esquerdo sangue arterial ou seja com oxigenio. O sangue vai para os pulmões atraves da arterial pulmonar que sai do ventriculo direito, esse sangue ainda venoso vai para os pulmões para receber oxigenio.

Camadas da parede cardíaca:

O pericárdio fibroso é composto por feixes colágenosos densamente entrelaçados, e assemelha-se a um saco que repousa sobre o diafragma e se prende a ele. O pericárdio seroso(mais profundo), é uma membrana mais fina e mais delicada que forma uma dupla camada circundando o coração. A camada do pericárdio parietal, a mais externa do pericárdio seroso, está fundida ao pericárdio fibroso; a camada do pericárdio visceral é a também chamada de epicárdio, adere fortemente ao miocárdio, que é a camada média mais espessa do coração, é composto de músculo estriado cardíaco, é este tipo de músculo que permite que o coração faça a sístole e a diástole. O endocárdio forra internamente o miocárdio, é composto por epitélio pavimentoso simples sobre uma camada de tecido conjuntivo o qual é contínuo com a camada íntima dos vasos que entram e saem do coração.

O Coração e se funcionamento