Basquetebol

Tudo sobre

A Origem, Basquete no Brasil e Diferenças pelo Mundo

O basquete foi criado em 1891 nos Estados Unidos pelo professor de educação física James Naismith (Imagem à direita) , da Associação Crista de Moços de Springfield, que queria um esporte aonde os jovens podiam jogar dentro de um ginásio pois o inverno era rigoroso e impedia a pratica do futebol americano e beisebol.


O basquetebol chegou no brasil 5 anos depois da criação do esporte, quando o professor americano de educação física, Augusto Shaw, veio lecionar na escola Mackenzie em São Paulo em1896. Mas o esporte não se tornou popular rapidamente e o primeiro jogo de basquetebol registrado no Brasil foi no Rio de Janeiro em 1912 na rua da Quitanda, no América Football Club que introduziu o basquete no Rio.


Atualmente o basquete não possui tantas diferenças se avaliarmos o jogo em diferentes partes do mundo, graças a FIBA (Federação Internacional de Basquetebol), que foi criada em 1932, o basquete fora padronizado em todas as partes do mundo para quando houver um evento ou jogo entre times de nações diferentes, ninguém saia prejudicado.





Tecnologia da Informação a Serviço do Jogador


As tecnologias da informação ajudam no desenvolvimento do atleta para melhoria de seu desempenho nos jogos e competições. Essas tecnologias, também, auxiliam nos treinos e no preparo físico dos jogadores, melhorando sua condição física para o jogo e para a vida. Além da tecnologia usada nos treinos, há também a utilização de tecnologias nos calçados, nas roupas do atleta e na arbitragem do jogo, com intuito de melhorar o desempenho do atleta no jogo e facilitar a arbitragem.

NO BASQUETE

A utilização de tecnologia nos calçados é extremamente fundamental no basquete, uma vez que os saltos são constantes e necessitam ser precisos, logo, para que não haja lesões nos atletas e haja um melhor rendimento. Já a tecnologia no uniforme ajudou o atleta a ter um rendimento maior, pois com o novo tecido mais leve traz uma maior mobilidade.


Big image