Temazcal em Terras de Lyz

Workcamp de Construção Natural

De Inipi a Temazcal - Worcamp de Construção Natural

Local: Terras de Lyz – (Tomar/Ferreira do Zêzere)

Datas: 1, 2 e 3 de Julho de 2015


Worcamp coordenado e facilitado por Filipa Santos, Rui Vasques, Isabel Maria "Angélica" e Hugo Muacho

Big image

Objectivos:

Queremos criar a "Escola Holística Terras de Lyz". E em Março deste ano demos início a esse propósito percebendo que este espaço, apesar de já funcionar como uma escola holística, precisa de infra-estruturas de apoio e trabalho.


Desde Junho de 2012 que existe em Terras de Lyz um INIPI (tenda de suor e com carácter provisório) onde temos realizado muito trabalho de cura e purificação para o corpo, mente, coração e espírito. Na sequência dos trabalhos realizados no fim-de-semana de 14 e 15 de Março deste ano, após as dinâmicas orientadas pela Filipa Santos, foi possível perceber que o grupo recebeu intuitivamente a necessidade e urgência de construirmos um Temazcal (estrutura perene) de forma a celebrarmos aí com mais foco os trabalhos em honra do fogo, terra e água.


Na sequência desse trabalho acontece agora este Workcamp coordenado pela Filipa Santos e pelo Rui Vasques, onde iremos realizar várias actividades de conexão ao local, à natureza e às pessoas presentes e ausentes, ligadas a esta missão e transição, estimulando o potencial do grupo e da aprendizagem sobre Construção Natural, ao criar a cobertura do Inipi existente, transformando-o num Temazcal, através da técnica de construção em CAL-FI-TI-CE, com materiais locais, argila, areia, cal, cimento e tecido, iremos revestir a estrutura e impermeabilizá-la para poder executar a sua função e os rituais de conexão à Terra Mãe.


O modelo deste Worcamp permite-te aprenderes novas técnicas, conviveres com pessoas que querem partilhar conhecimento, aproveitares as belezas naturais que envolvem Terras de Lyz e usufruíres de tempo para aprenderes e também relaxares. Umas semi-férias de sabedoria e lazer já com o tempo a trazer-nos as delícias do Verão.


Trazer:

Comida para partilhar nos dias em que ficares connosco

Saco-Cama, colchão tripartido e almofada

Tenda (se quiseres acampar)

Itens de higiene pessoal, toalha de banho

Caderno e Esferográfica

Inspiração e Motivação


Investimento:

- Custo total (três dias) : 38€ - Custo por dia : 15€ (podes optar por estar apenas um dia connosco, dois dias ou os três, sendo que quem fica connosco os 3 dias, usufrui de um preço especial)

- Inclui: Alojamento, Passeio pelas maravilhas naturais das redondezas, Workcamp de Construção Natural (teórico e prático), Momentos musicais e Rituais de celebração. Os participantes têm ainda direito a um voucher para realizarem uma sessão de Temazcal no futuro.

- Refeições e boleias partilhadas


Bem vindo a esta aventura de almas caminhantes e empreendedoras!

Programa:

Quarta-Feira – 1 de Julho

11h00 - Recepção dos participantes

11h30 – Círculo Inicial – Introdução e Apresentações

12h00 - Dinâmica de Grupo

12h30 – Almoço Partilhado

13h30 – Construção Natural: Teoria I – As diferentes técnicas de Construção Natural

15h00 – Passeio pelas maravilhas naturais das redondezas – Caminhada pelas Terras de Lyz e Olhar sobre o horizonte verde

17h00 – Construção Natural: Teoria II – Introdução à tecnica a utilizar "Calfitice" e ao processo de construção do Temazcal.

17h30 – Construção Natural: Prática I – Inicio da construção do Temazcal

20h30 – Jantar partilhado

21h30 – Jam Session – Ritual Musical


Quinta-Feira – 2 de Julho

09h00 – Lian Gong – Respiração e Movimento

09h30 – Construção Natural: Prática II – Continuação da construção do Temazcal

12h00 - Dinâmica de Grupo

12h30 – Almoço Partilhado

13h30 – Passeio pelas maravilhas naturais das redondezas – Mergulho na Nascente dos Templários.

16h00 – Construção Natural: Prática III – Continuação da construção do Temazcal

20h30 – Jantar partilhado

21h30 – Apresentação dos projetos: Terras de Lyz / Permacultura de Dentro Para Fora / Live With Earth


Sexta-Feira – 3 de Julho

09h00 – Lian Gong – Respiração e Movimento

09h30 – Construção Natural: Prática IV– Continuação da construção do Temazcal

12h30 – Almoço Partilhado

14h00 – Construção Natural: Prática VI – Finalização da construção do Temazcal

15h30 – Passeio pelas maravilhas naturais das redondezas – Mergulho no Rio dos Templários.

19h00 – Círculo Final de Feedback e celebração

Filipa Santos

Em 2007 completei cinco anos de estudo em Design de Equipamento na Faculdade de Belas-Artes, na Universidade de Lisboa. Em Setembro de 2009 fui iniciada na Permacultura, fazendo o Permaculture Design Course (TreeYo Permaculture) com Doug Crouch e Gautier Grass. Em 2008 dedico a minha vida, em parceria com Maurício U., à implementação do projecto de Permacultura O Fojo. Desenvolvi projectos de Design e Planeamento em Permacultura em conjunto com outros permacultores, como a Aldeia das Amoreiras Sustentável. Faço um curso de Transition Town Iniciatives (Transition Network). Dedico-me ao planeamento e produção de eventos, programas de trabalho e voluntariado, bem como à capacitação e empoderamento de todos para que sejam a mudança que desejam ver no Mundo! Fiz o curso Ecovillage Design Education (Gaia Education) na comunidade de Sieben Linden, na Alemanha e uma formação em People and Permaculture com Peter Cow (Living in Circles). Estudo e pratico diversas ferramentas de gestão e aprofundamento humano, como: Fórum, Way of Council, Comunicação não Violenta, Questioning, dinâmicas grupais com adultos, entre outras. De forma a explorar a vida em comunidade e cooperar com uma rede global de ecovilas vou até Findhorn, onde faço um estágio com a GEN (Global Ecovillage Network). Para oferecer mais qualidade enquanto facilitadora de Permacultura fiz recentemente o curso de Formação de Professores de Permacultura em Sieben Linden (Permaculture Training of Teachers) com Aranya e Chris Evans. Enquanto sensível a processos humanos estou cada vez mais ao serviço da educação para o Desenvolvimento Sustentável!

Rui Vasques

Rui Vasques nasceu em Vitória Espírito Santo, Brasil, 1988 mas reside em Coimbra desde criança. Cursou Design, no IADE, em Lisboa, onde prosseguiu os estudos com mestrado em Design de Produção Industrial, concluído com o Prémio IADE Melhor Aluno de Curso 2012, com a sua tese-projeto Eco-Village Community, de 20 valores, que tem apresentado e sido notícia pelo país e no estrangeiro, e que lhe abriu portas para o mundo da Permacultura e Inovação Social. Um dos “fazters” da 2ª edição do Faz-te Forward , com interesses multidisciplinares nas artes, desporto e projetos jovens, movimenta-se entre a pintura, o desenho e a música, é praticante e promotor da Slackline

Em Portugal e está integrado na Rota Jovem onde tem realizado workshops e participado de intercâmbios e acções Europeias, estagiou como eco-designer no Projeto Remix, em Lisboa e colabora com várias entidades e grupos. Neste momento é membro fundador de duas associações ligadas à sustentabilidade e está prestes a criar a sua própria organização Live With Earth, para o Desenvolvimento Sustentável Global.

Isabel Maria "Angélica"

Isabel Maria Angélica tem 42 anos e é mulher, doula, mulher medicina, terapeuta, professora, investigadora, orientadora, taróloga e médium, dotada de uma voz interior oracular que aprofunda diariamente. Tem a visão de uma Escola para o ser humano da Nova Terra onde são respeitados os valores da verdade, responsabilidade e verticalidade.

É formada em Comunicação e Jornalismo, área onde acumula quase 20 anos de experiência e que sempre lidou lado-a-lado com o seu desenvolvimento pessoal e espiritual, como mulher e ser humano.

Após várias parcerias em projectos de desenvolvimento espiritual, funda a 11/11/2011 a escola Terras de Lyz ao lado do seu companheiro Hugo Muacho da Luz.

Hugo Muacho da Luz

Sou acima de tudo um Humano. Filho da Terra, Filho da Grande Mãe. Ao serviço de Pachamama, da energia Feminina, das minhas irmãs e dos meus irmãos.
O meu percurso espiritual começou nos inícios de 2007 em Trás-os-Montes quando tive dois acidentes de carro que aconteceram em 3 dias. Por necessidade profissional em inícios de 2008 fui trabalhar para a Argélia, entalado entre o Mediterrâneo e o Deserto do Sahara. Permaneci quase 3 anos, durante os quais tive visões, sensações, perdi por momentos a noção de tridimensionalidade e fui sujeito a uma série de activações e dispensações que só olhando para trás, pude depois perceber um pouco do que se passou. Regressei a Portugal no final de 2010 à procura de respostas para tudo que se tinha passado comigo. Procurei pelas Medicinas Sagradas Amazónicas, nas quais encontrei um círculo de trabalho que ainda hoje acarinho e no qual continuo ao Serviço. Por intermédio destes círculos conheci a minha Mulher e Companheira que me apresentou uma parte do Universo Espiritual Português. Entretanto pelo meio fui até à Selva Amazónica, aprender com quem sabe, preparar e cozinhar algumas das Medicinas Sagradas. Em 2011 fundei Terras de Lyz com a minha Mulher e Companheira Isabel Angélica e fui-me integrando e aprendendo na força do seu trabalho e sabedoria. Criámos novas metodologias e novas formas de abordar os temas com a nossa vivência em conjunto.