Educação Física

Tecnologia no Basquete

INTRODUÇÃO AO BASQUETE

O basquetebol foi criado em 1891 nos Estados Unidos, pelo professor James Naismith da área de Educação Física da Associação Cristã de Moços de Springfield. O basquete, jogado por duas equipes de 5 jogadores, têm o objetivo de passar a bola por dentro de um cesto colocado nas extremidades da quadra. A copa do mundo de Basquetebol acontece a cada quatro anos e conta com a participação de quinze diferentes países. Esse torneio é realizado pela FIBA, que é uma associação que organiza e regula o esporte em nível mundial. O basquete na atualidade é mais valorizado em competições olímpicas e apenas em alguns países, como nos Estados Unidos onde este é altamente apreciado. No Brasil a mídia acoberta mais o futebol em detrimento do basquete e outros esportes. Porém, apesar de não ser muito estimado, é um dos esportes mais tradicionais no Brasil e está passando por uma reestruturação e cada vez mais vem atraindo mais espectadores. Com esta reestruturação o basquete vem tomando grandes dimensões e tem se tornado presente em vários países como os Estados Unidos, Porto Rico, Argentina, Austrália, Alemanha, Espanha, Sérvia, entre outros. A NBA (National Basketball Association) é a principal liga de basquetebol profissional da América do Norte. Esta sendo a principal liga de basquete do mundo, possui 30 franquias sendo uma no Canadá. Ela convida muitos jogadores brasileiros para jogarem nos Estados Unidos, pois com o desenvolvimento do esporte no Brasil tem havido notável aumento destes jogadores por lá

TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO NO ESPORTE

A tecnologia de informação está sendo muito usada atualmente em modalidades de quase todos os esportes. Um exemplo de investimento está sendo no Crystal Palace, que é um centro de treinamento utilizado tanto por atletas de alto rendimento como pela comunidade do bairro. A ciência do esporte fornecerá uma equipe de sete profissionais que farão análises das imagens de todas as competições, eles editarão as imagens para fornecer dados a atletas e técnicos. "Poderemos fazer comparações com adversários e também de atletas contra eles mesmos, buscando estatísticas, por exemplo", explicou Luis Viveiros, coordenador da área de Ciência do Esporte do COB. A empresa da Nike lançou o Nike+ Basketball, que será acoplado ao tênis Nike Hyperdunk+ que poderá analisar o salto vertical, a velocidade e até a força com que se está jogando a bola. “Dar aos jogadores esse nível de informação vai ter grande impacto na maneira como treinamos e jogamos”, declarou Lebron James que será o primeiro a experimentar o tênis. Nas atividades físicas dos esportistas diletantes a tecnologia é utilizada nos equipamentos para garantir o conforto, durabilidade, beleza, eficiência, segurança, etc. Nesse caso ela é usada para o conforto dos praticantes, o que faz com que eles pratiquem com mais frequência e melhorem sua vida.

ARREMESSOS

COMO MELHORAR SEU ARREMESSO

Tatiane Farias:
- o ângulo do braço deveria estar à 90°;
- não deixar o braço muito junto ao corpo;
-separar mais os pés, sendo que o pé da mão de arremesso tem de estar ligeiramente a frente;
-a palma da mão direita não deve encostar na bola.
Bianca Licassali:
-juntar mais os pés;
-não flexionar muito os joelhos;
- a palma da mão direita não deve encostar na bola;
- não levantar muito o cotovelo;
-não levantar excessivamente a perna esquerda.
Helena Arslanian:
- não levantar excessivamente a perna esquerda;
-arremessar com as duas mãos;
-a palma da mão direita não deve encostar na bola;
- pular para cima e não para a frente;
-não levantar muito o cotovelo;
-flexionar o joelho para ganhar mais força no arremesso;
-ter mais confiança e foco durante o lançamento;
-juntar mais os pés;
-manter o tronco ereto.

NOVOS ARREMESSOS REALIZADOS COM AS ADAPTAÇÕES

A- Houve alguma alteração?

No modo de arremessar houveram mudanças significativas, as jogadoras se esforçaram para realizar o arremesso.

B- O número de conversões aumentou?

Sim. Para Tatiane o número de cestas convertidas aumentou, já para Helena e Bianca permaneceu o mesmo.

C- Quais as dificuldades de incorporar as recomendações?

Tatiane: Tive dificuldade em posicionar o pé corretamente;
Bianca: Tive dificuldade em não levantar a perna esquerda e colocar força na bola;
Helena: Tive dificuldade em arremessar utilizando as duas mãos, em não levantar a perna esquerda e colocar força na bola durante o arremesso.

D- A hipótese de que o movimento pode ser melhorado a partir da observação com

o auxílio de tecnologia da informação foi confirmada?

Sim, pois assim podemos observar nossos erros e buscar a melhora.

Conclusão: A tecnologia nos proporcionou um meio de observar e apontar nossos erros para que depois busquemos uma melhora no rendimento e aprofundemos nossa técnica.


Tatiane - Arremessos
Bianca - Arremessos
Helena - Arremessos

COMPONENTES DO GRUPO

Bianca Licassali n°6

Bruna de Paula n°7

Helena Costa n°24

João Pedro Ricken n°29

Luísa Elias n°35

Maria Clara Napolis n°37

Tatiane Farias n°46