Relacionamentos abusivos

Relações abusivas

Relação abusiva é aquela onde predomina o excesso de poder sobre o outro. É o “desejo” de controlar o parceiro, de “tê-lo para si”. Esse comportamento, geralmente, inicia de modo sutil e aos poucos ultrapassa os limites causando sofrimento e mal estar.

É difícil definir quando um relacionamento é abusivo, porém, os principais indicativos de uma pessoa abusiva são: ciúme e possessividade exagerados; controle sob as decisões e ações do parceiro; querer isolar o parceiro até mesmo do convívio com amigos e familiares; ser violento verbalmente e/ou fisicamente; e pressionar ou obrigar o parceiro a ter relações sexuais.

5 pistas para identificar um relacionamento abusivo:


  • Excesso de poder sobre o outro
  • Ciúmes excessivo e possessividade
  • Chantagem emocional
  • Medo do comportamento imprevisível do parceiro
  • Parceiro faz de tudo para que o outro sinta-se culpado pela situação




Fonte:http://www.reporterunesp.jor.br/psicologa-explica-relacionamentos-abusivos-o-que-e-e-como-lidar-com-essa-situacao/

Relações com a obra "Depois Daquela Viagem"

Isso e retratado no livro de diversas maneiras , principalmente com o homem em que Valéria perdeu a virgindade , pois eles começaram com um relacionamento serio saudável quando o homem em questão começou a agredi-la após a primeira vez que fizeram o ato sexual pois valeria começou a esconder isso da sua família pois tinha medo que ele agredisse mais ela pelo fato de todos saberem. Esse fato contribuiu para que a vida e a rotina de Valéria mudasse muito pois tinha medo de ser agredida de novo se contasse para sua família .E no decorrer do livro Valéria demonstra seus sentimentos e como sua vida mudou apos contrair a doença das quatro letrinhas e mostra sua rotina e como um relacionamento desse pode mudar a vida de uma pessoa que praticamente usa uma mascara e não pode revelar o outro lado nem para sua família .

crxujr5