Aids e Preconceito

40% dos jovens com relacionamento estável não usam camisinha

AIDS

A AIDS é uma doença sexualmente transmissível, que cresce cada vez mais entre jovens. Pesquisas indicam que aqueles que possuem baixa escolaridade e falta de debate sobre o assunto com os pais, acabam sendo mais propícios a adquirir AIDS ou outras DSTs.

Apesar do crescimento irrefreável, falar sobre tal continua um grande tabu, e o preconceito com essa DST ainda está enraizada nas culturas ao redor do mundo, principalmente dos países subdesenvolvidos.


Disponível em: http://jornalggn.com.br/blog/luisnassif/pesquisa-juventude-comportamento-e-dstaids

AIDS em "Depois Daquela Viagem"

A AIDS pode ser considerada um dos temas principais na obra, contando que Valéria, a protagonista, contrai AIDS em suas primeiras relações sexuais e tem que aprender a conviver com ela.


No começo, Valéria se sente muito envergonhada e com medo de admitir que tem AIDS e sofrer preconceito. Na época, a doença era vista como uma doença de exclusividade dos homossexuais. Tais eram marginalizados e a doença também era.


Com o tempo, Valéria - que se trata da própria escritora - aprende a se abrir. "Pensar e escrever o livro foi um processo de três anos, no qual cresci muito. Em primeiro lugar, tive de trabalhar muitas questões dentro de mim, para depois colocá-las no papel."

Até hoje, pessoas que são soro positivo ainda sofrem muito preconceito. Mas comparando com anos atrás, o preconceito diminui muito, em contraposto a doença aumentou em grandeza escalar e não é mais vista como "doença dos gays".

Métodos de previnir a doença e cuidados

Concluindo...

As DSTs são doenças sérias, e nunca devem ser tratadas como brincadeira. A, em particular, AIDS cresce cada vez mais no mundo e deve ser prevenida. E no caso do individuo ter contraído, não deve se acanhar, ou se envergonhar, mas sim procurar ajuda.

No caso de certas doenças, tais podem ser dizimadas. No caso de várias outras, o tratamento deve ser buscado para refrear os sintomas o máximo.

"VIVER A VIDA"-VALERIA PIASSA POLIZZI