AIDS

O que é?

Introdução

A Aids é considerada um dos maiores problemas da atualidade pelo seu caráter pandêmico e sua gravidade.

O que é?

Aids é uma doença que ataca o sistema imunológico devido à destruição dos glóbulos brancos

Transmissão

O HIV pode ser transmitido pelo sangue, esperma e secreção vaginal, pelo leite materno, ou transfusão de sangue contaminado. O portador do HIV, mesmo sem apresentar os sintomas da Aids, pode transmitir o vírus, por isso, a importância do uso de preservativo em todas as relações sexuais.

Sintomas

Os primeiros fenômenos observáveis para Aids são fraqueza, febre, emagrecimento, diarréia prolongada sem causa aparente. Na criança que nasce infectada, os efeitos mais comuns são problemas nos pulmões, diarréia e dificuldades no desenvolvimento.

Tratamento

A Aids não tem cura, mas os portadores do HIV dispõem de tratamento oferecido gratuitamente pelo Governo. Ao procurar ajuda médica, em um dos hospitais especializados em DST/Aids, o paciente terá acesso ao tratamento anti-retroviral. Os objetivos do tratamento são prolongar a sobrevida e melhorar a qualidade de vida do paciente com Aids, pela redução da carga viral e reconstituição do sistema imunológico.

Prevenção

Para evitar a transmissão da Aids, recomenda-se uso de preservativo durante a relação sexual, uso de seringas e agulhas descartáveis, teste prévio no sangue a ser transfundido e uso e luvas quando estiver manipulando feridas ou líquidos potencialmente contaminados. As gestantes devem fazer o teste de aids e começar o pré-natal o mais cedo possível.
Big image

Curiosidades

-Alguns não sabem, mas voce pode conviver com uma pessoa que é portadora do HIV ou da Aids.Pode beijar,abraçar e dar carinho.

-Aids e HIV são a mesma coisa.

-Se o teste de HIV der negativo logo após a relação desprotegida, então é certeza que não contrai o vírus.

Depoimentos jovens vivendo com AIDS
Histórias Posithivas - Aids tem tratamento