Ser Guarda-Redes

Na aula, a professora pediu-nos para fazermos uma crónica e lembrei-me, de falar um pouco sobre como é ser um guarda-redes. No futebol esta não é uma posição fácil, como muitas pessoas pensam. Sendo, eu, guarda-redes num clube chamado A.D.Q.C. (Associação de Desenvolvimento da Quinta do Conde) sei o quão difícil é jogar nesta posição e como ninguém, sei o quanto é frustrante sofrer um golo.

O guarda-redes é um jogador muitas vezes esquecido, até nas táticas são ignorados. Existem várias como o 4-4-2 ( quatro defesas, quatro médios e dois avançados), o 4-3-3 (quatro defesas, três médios e três avançados), o 4-5-1(quatro defesa,cinco médios e um avançado) e por aí adiante. Mas, não existe nenhuma como o 1-4-4-2,( um guarda-redes, quatro defesas, quatro médios e dois avançados) 1-4-3-3 (um guarda-redes, quatro defesas, três médios e três avançados) ou o 1-4-5-1(um guarda-redes, quatro defesas, cinco médios e um avançado) e, por exemplo, os meus misters quando estão a falar com a minha equipa antes dos jogos, dizem que temos que aproveitar as situações de 1 para 0, ou seja, um avançado contra o guarda-redes, logo aí estão a desvalorizar-nos. Ao dizerem 1 para 0 em vez de 1 para 1.

Muitas vezes os culpados das derrotas somos nós segundo muitas pessoas, ou “não estávamos atentos ao lance”, ou “não nos atiramos a tempo”, ou “sofremos um frango”… Normalmente, o que as pessoas se lembram dos jogos são os espetaculares golos ou assistências dos jogadores e não das nossas defesas. E, quando sofremos um golo somos os piores do mundo, mas esquecem-se que para a bola chegar à nossa baliza tem que passar pela equipa toda primeiro, ou se sofremos um “frango” irão lembrar-se sempre desse golo e como erramos, mas se fosse um avançado ou um médio a falhar um golo em frente à baliza, dizem que acontece ou que teve azar e conseguem assim sair impunes dessas situações.

Para mim os guarda-redes deviam ser mais valorizados do que aquilo que são, porque são eles que muitas vezes dão vitórias às equipas.



João Correia