Newsletter Escolhe Vilar - E5G

Projeto do Programa Escolhas

Maio 2013

Dia 1 - Dia do Trabalhador

1 de maio é o Dia do Trabalhador, data que tem origem a primeira manifestação de 500 mil trabalhadores nas ruas de Chicago, e numa greve geral em todos os Estados Unidos, em 1886. Três anos depois, em 1891, o Congresso Operário Internacional convocou, em França, uma manifestação anual, em homenagem às lutas sindicais de Chicago. A primeira acabou com 10 mortos, em consequência da intervenção policial. São os factos históricos que transformaram 1 de maio no Dia do Trabalhador. Até 1886, os trabalhadores jamais pensaram exigir seus direitos, apenas trabalhavam.

No calendário litúrgico celebra-se a memória de São José Operário por tratar-se do santo padroeiro dos trabalhadores.

Em Portugal, os trabalhadores assinalaram o 1.º de Maio logo em 1890, o primeiro ano da sua realização internacional. Mas as ações do Dia do Trabalhador limitavam-se inicialmente a alguns piqueniques de confraternização, com discursos pelo meio, e a algumas romagens aos cemitérios em homenagem aos operários e ativistas caídos na luta pelos seus direitos laborais.

Com as alterações qualitativas assumidas pelo sindicalismo português no fim da Monarquia, ao longo da I República transformou-se num sindicalismo reivindicativo, consolidado e ampliado. O 1.º de Maio adquiriu também características de ação de massas. Até que, em 1919, após algumas das mais gloriosas lutas do sindicalismo e dos trabalhadores portugueses, foi conquistada e consagrada na lei a jornada de oito horas para os trabalhadores do comércio e da indústria.

Mesmo no Estado Novo, os portugueses souberam tornear os obstáculos do regime à expressão das liberdades. As greves e as manifestações realizadas em 1962, um ano após o início da guerra colonial em Angola, são provavelmente as mais relevantes e carregadas de simbolismo. Nesse período, apesar das proibições e da repressão, houve manifestações dos pescadores, dos corticeiros, dos telefonistas, dos bancários, dos trabalhadores da Carris e da CUF. No dia 1 de Maio, em Lisboa, manifestaram-se 100 000 pessoas, no Porto 20 000 e em Setúbal, 5000.

Ficarão como marco indelével na história do operariado português, as revoltas dos assalariados agrícolas dos campos do Alentejo, que tiveram o seu grande impulso no 1.º de Maio de 62. Mais de 200 mil operários agrícolas que até então trabalhavam de sol a sol, participaram nas greves realizadas e impuseram aos agrários e ao governo de Salazar a jornada de oito horas de trabalho diário.

Claro que o o 1.º de Maio mais extraordinário realizado até hoje, em Portugal, com direito a destaque certo na história, foi o que se realizou oito dias depois do 25 de Abril de 1974.


Dia 5- Dia da Mãe

No dia 5 de maio, em Vila D'este, junto ao pavilhão municial "Professor Miranda de Carvalho" decorreu uma celebração do "Dia da Mãe" onde teve a participação de todas as coltividades de Vila D'este.

Foi uma tarde bastante cultural onde tiveram representados vários estilos de dança, como o Hip Hop e danças folclóricas. No final decorreu um desfile de moda, onde participaram crianças, jovens e adultos.

As crianças e jovens do projeto também estiveram a fazer balões com formatos de flores e corações que foram distribuídos durante a tarde.

Dia 7 - Visita do Programa Escolhas

No dia 7 tivemos uma visita surpresa do Programa Escolhas, foi uma boa surpresa a presença da Dr. Alexandra, foi um dia bem passado e deu para nos verem nas atividades do dia a dia do Projeto :) .

Dia 9 - Dia da Europa

No dia 9, foi o dia da Europa, de forma a marcar este dia os jovens e crianças do projeto estiveram a criar um cartaz cultural, o qual continha não só as referências ao dia, como diversas informações sobre a Europa e a União Europeia. No Cid@Forma, o Stor Teodoro também fez umas fichas e uns jogos sobre a Europa muito divertidos.

Um dia no qual não só relembramos, como até aprendemos coisas novas sobre a Europa.

Dia 11 - Torneio de Futebol

Decorreu no dia 11 de Maio o Torneio Distrital do Porto de Futebol de Rua 2013, o Escolhe Vilar E5G participou com uma equipa própria, o Team Escolhe Vilar, terminando com uma honrosa quarta posição partilhada com duas outras equipas. Parabéns ànequepande Gondomar com uma grande vitoria frente a boa exibição da segunda classificada Mais Jovem. De realçar também a equipa da CAIS com um "suado" trofeu de FairPlay.

Dia 11 - Programa Escolhas Integra Rede Europeia Sirius

O PROGRAMA ESCOLHAS FOI ACEITE COMO MEMBRO DA REDE SIRIUS, FINANCIADA PELA COMISSÃO EUROPEIA.
Trata-se da Rede de Políticas Europeias sobre a Educação de Crianças e Jovens descendentes de Imigrantes, para conhecer melhor em:
http://www.sirius-migrationeducation.org/

Dia 15 - Dia das Familias

No dia 15, para comemorar o dia das Famílias, alguns pais levaram os filhos para o trabalho, mas como a grande maioria de nós no projeto não pudemos fazer isso, fizemos o contrario. Sem esquecer o conceito de família alargada, trouxemos todos os nossos familiares para fazer atividades no projeto, mesmo que alguns só ao fim do dia e quer os que já costumam participar , como os familiares que ainda não tinham vindo participar no projeto.

Dia 17 - Dia Mundial da Internet

A data visa fazer uma reflexão sobre as potencialidades e desafios das novas tecnologias na vida dos cidadãos.

A data foi estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU) em janeiro de 2006 e é também conhecida como Dia Mundial das Telecomunicações e da Sociedade de Informação.

No Cid@Forma fizemos atividades nas quais falamos sobre a Origem e a História da Internet, como dos desafios e cuidados a ter com a mesma.

Dia 31 - Dia Mundial Sem Tabaco

Neste dia contra o tabaco, dia 31, fizemos atividades até no Cid sobre os efeitos secundários de fumar e o mal que faz. Avisamos e relembramos desses efeitos aos nossos amigos, familiares e visinhos, quer pelo bem deles, como o nosso bem e de quem vive com eles. Mais uma acção de sensibilização do nosso grande projeto.

Eventos previstos para Junho

01 - Dia Mundial da Criança e Recolha de Alimentos no Lidl de Vila D'este
02 - Recolha de Alimentos no Lidl de Vila D'este
05 - Dia Mundial do Ambiente
07 - Festa de Fim de Ano na Escola
08 - Dia Mundial dos Oceanos e Festa de Fim de Ano na Escola
09 - Dia Internacional dos Arquivos
10 - Dia de Portugal
12 - Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil
13 - Dia de Santo António
14 - Dia Mundial do Dador de Sangue
15 - Início das Férias Escolares
24 - Dia de São João
29 - Dia de São Pedro

Sobre nós

ESCOLHE VILAR - E5G

Projecto do Programa Escolhas E5G

Informação geral

ESCOLHE VILAR - E5G
Projecto do Programa Escolhas
Promovido por:
Governo de Portugal
ACIDI
Programa Escolhas E5G
Financiado por:
Segurança Social; Direção Geral de Educação
Cofinanciado por:
POPH Qualificar é crescer
QREN Quadro de Referencia Estratégico nacional
República Portuguesa
UNIÃO EUROPEIA Fundo Social Europeu