Sistema Nervoso Autônomo

Gustavo Nery (16) Arthur Victor (4)

O papel do sistema nervoso autônomo no corpo humano

O sistema nervoso autônomo tem o papel de controlar funções viscerais como pressão arterial, motilidade do trato gastrointestinal, vesical e sudorese.

Sistemas Nervosos Simpático e Parassimpático

O sistema nervoso simpático situa-se bilateralmente ao lado da coluna vertebral torácica e lombar e é formado por uma cadeia de gânglios simpáticos tendo influência nas batidas do coração, as acelerando principalmente por conta da produção de adrenalina. Já o sistema nervoso parassimpático situa-se no tronco encefálico e na medula sacral e também influencia nos batimentos cardíacos, porém fazendo o inverso, ou seja, os desacelerando. E isso ocorre muito por parte da produção de acetilcolina realizada por esse sistema.
Big image

Adrenalina e Acetilcolina

A adrenalina e a Acetilcolina são antagônicos pois a Adrenalina é um transmissor simpático que acelera os batimentos cardíacos preparando o corpo para uma situação de emergência ou de perigo, enquanto a Acetilcolina é um transmissor parassimpático que desacelera os batimentos cardíacos estabilizando as atividades corporais ( para situações normais).
Sistema Nervoso Autonomo