Chuva Ácida

Causas&Efeitos

O que é Chuva Ácida?

A chuva ácida é um fenômeno causado pelo homem que forma uma chuva com características ácidas, que corroe materiais, por exemplo: Estátuas, mármore, madeira, construções e etc.

Causas

A chuva ácida é causada quando a chuva interage com poluentes primários, entre os quais estão os óxidos de nitrogênio e os óxidos de enxofre que reagindo formam os ácidos nítrico e sulfúrico respectivamente. A chuva ácida é causada pela poluição vinda de grandes cidades e grandes setores industriais que queimam combustiveis fósseis em grandes proporções.

Efeitos

A chuva ácida acaba por afetar várias construções e monumentos históricos, além de causar a destruição de fauna e flora de determinados locais.

Química

A chuva ácida é produzida por óxidos: Dióxido de enxofre (SO2) e de nitrogênio (NO2), ambos derivados da queima de carvão, combustíveis fósseis e poluentes industriais.

SO2 e NO2 passam a ser então componentes de nossa atmosfera. E assim surge o problema: esses gases, combinados com o hidrogênio presente na atmosfera (vapor de água), dão origem às chuvas carregadas de ácido sulfúrico(H2SO4) e ácido nítrico(HNO3). Como se vê, a presença destes ácidos é que torna a chuva acidificada.

Componentes do grupo

Alexandre Boureau - N° 1

José Victor de Ávila- N° 16

Marcelo Torres - N° 24

Mateus Cruvinel - N°27