História do português

Um curso rápido sobre a história da língua portuguesa

200 milhões

Você sabia que o português é uma das línguas mais faladas no mundo? São 200 milhões de falantes espalhados por diversas partes do planeta: Brasil, Portugal, Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Timor-Leste, São Tomé e Principe e até em algumas cidades da Índia e da China! E, desses falantes, só 180 mil são brasileiros!

Origem no latim

O português - assim como o espanhol, o francês, o italiano, o romeno e outras línguas como o sardo e o dalmático, que não são tão conhecidas - é uma língua que surgiu a partir do latim vulgar - ou seja, o latim falado. O Império Romano Ocidental exerceu domínio sobre uma enorme região - composta por grande parte da Europa e norte da África - e instaurou o latim como língua oficial. Foi a partir de fatores como o contato com as línguas dos bárbaros que o latim começou a se tornar essas outras línguas - às quais chamamos línguas românicas.
Big image

Formação do português

O latim vulgar deu origem ao galego, na atual região da Galícia. O galego-português começou a se formar a partir daí, na região setentrional de onde é hoje Portugal. Assim, o português foi surgindo no norte deste país, se separando aos poucos do galego, até dar origem a uma nova língua.


Alguns fatores foram determinantes para o surgimento do português: as línguas de substrato, dos povos que existiam na região da península ibérica antes da dominação romana; a língua dos Visigodos, que dominaram a península ibérica após a queda do império romano, que formam o superestrato; o árabe, presente na península ibérica posteriormente, que forma a língua de adstrato. Os fatores cronológico, político e geográfico, dentre outros, também são importantes para a formação do português.

Expansão ultramarina

O que fez com que o português fosse falado em vários lugares do mundo foi a expansão ultramarina portuguesa. Foi a partir das Grandes Navegações que os portugueses chegaram a novas terras e puderam difundir sua língua e cultura - seja através de colonização ou do comércio.

Os sotaques do português

Lingua portuguesa no mundo

Bruna Cohen

Estudante das Letras, amante da música - e apaixonada por viajar.