Psicopedagogia Clínica

Ana J. Tellechea

Psicopedagoga e professora dos níveis fundamental, médio e superior.

Especialista em Psicopedagogia Clínico-institucional, possui publicações nas áreas de Psicologia e educação e educação e tecnologias digitais.

Une seus estudos nas duas áreas e sua experiência como professora para elaborar estratégias que objetivam extrair o melhor desempenho de seus pacientes para que estes possam tornar-se seres autônomos e participantes ativos de seus processos de aprendizagem.

Atendimento: Clínica Otoclin, Valença- Ba (75) 3641-3360

Qual o papel do psicopedagogo?

  • Psicopedagogia Clínica diagnostica, orienta, atende em tratamento e investiga os problemas emergentes nos processos de aprendizagem;
  • Esclarece os obstáculos que interferem para haver uma boa aprendizagem;
  • Favorece o desenvolvimento de atitudes e processos de aprendizagem adequados a cada especificidade;
  • Realiza o diagnóstico-psicopedagógico, com especial ênfase nas possibilidades e perturbações da aprendizagem;
  • Cria estratégias específicas para cada situação como forma de promover a superação das barreiras que impedem ou prejudicam desenvolvimento da criança ou adolescente;
  • Busca esclarecer e orientar aqueles que o consultam;
  • É responsável pela orientação de pais e professores e pela orientação vocacional operativa em todos os níveis educativos.

Quando devo procurar um Psicopedagogo?


  • Quando houver suspeita de que há algum impedimento no desenvolvimento de atividades relacionadas à aprendizagem, escolar ou não, seja de natureza social, cognitiva, motora, sensorial etc, que de alguma forma interfiram no processo;
  • Quando houver necessidade de um acompanhamento especializado e sistemático que auxilie a criança ou adolescente a superar limites provenientes de alguma deficiência, seja ela motora, cognitiva, visual , auditiva ou de qualquer outra natureza;
  • Quando o objetivo for a prevenção de possíveis futuros problemas no processos de aprendizagem.


Como ocorre o acompanhamento psicopedagógico?


Ocorre em sessões onde, inicialmente, se investiga qual a causa do problema de aprendizagem, por meio do levantamento de informações com os pais e/ou responsáveis, professores e demais pessoas envolvidas no processo, como profissionais de saúde que já venham fazendo acompanhamento.

Após a descoberta dos pontos a desenvolver e trabalhar, o psicopedagogo utiliza instrumentos próprios da psicopedagogia e desenvolve estratégias com o objetivo de superar problemas e desenvolver potencialidades que, por algum motivo, não foram externadas.

O trabalho é contínuo e é imprescindível que o paciente seja assíduo às sessões. Outro fator de extrema importância é a dedicação da família e sua participação ativa no processo que depende de todos os agentes para que haja o máximo de resultados positivos.

Quanto tempo é suficiente para o tratamento com um psicopedagogo?


Estimar um tempo não é possível, pois cada caso é específico e as respostas ao acompanhamento variam de acordo com o problema e sua intensidade, assim como da efetiva participação dos agentes envolvidos no processo.

Em alguns casos, o acompanhamento deve ocorrer por toda a vida escolar, em outros pode ocorrer um desempenho muito superior ao esperado e não ser necessário continuar com o tratamento.

Por que é importante procurar um psicopedagogo?


Por que o psicopedagogo é um profissional especializado em problemas de aprendizagem e, a partir dos procedimentos inerentes à sua atuação, será o profissional capaz de auxiliar esta criança/adolescente a ir além, superando as mais diversas barreiras.

Os problemas de aprendizagem não refletem somente na vida escolar da criança/adolescente. Eles o acompanharão por toda a vida se não forem diagnosticados e tratados à tempo. Quanto mais cedo, melhores são as expectativas de se superar barreiras.