Novo acordo ortográfico

Saiba o que mudou na ortografia brasileira

Novo acordo ortográfico

Após várias tentativas de se unificar a ortografia da língua portuguesa, a partir de 1º de janeiro de 2009 passou a vigorar no Brasil e em todos os países da CLP (Comunidade de países de Língua Portuguesa) o período de transição para as novas regras ortográficas que se finaliza em 31 de dezembro de 2015.

Algumas modificações foram feitas no sentido de promover a união e proximidade dos países que têm o português como língua oficial: Angola, Moçambique, Cabo Verde, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe, Timor Leste, Brasil e Portugal.

No entanto, não é necessário que haja aversão às alterações, pois são simples e fáceis de serem apreendidas! Além disso, há um prazo de adaptação que dá calmaria a todo processo de mudança!

A ABL (Academia Brasileira de Letras) dispõe de um link para quem tiver dúvidas sobre o acordo, é só acessar www.academia.org.br e procurar o serviço “ABL Responde” à direita na página. No entanto, não há prazo para que as repostas sejam enviadas, já que cada pergunta passará por análise da comissão de lexicografia e lexicologia.

Disponível em: <http://www.brasilescola.com/acordo-ortografico/>. Acesso em: 19 abril 2016.

Veja abaixo tabela, com as mudanças na prática.

Big image
Big image
Big image
Como usar a acentuação?
Acentuação Como Usar - Novo Acordo Ortográfico - Regras de Acentuação Aula Grátis de Português
O uso do hífen.
Dicas sobre a nova ortografia - Hífen