AIESEC em Uberlândia

1ª Newletter para Alumni

Olá Alumni da @UB, tudo bem com vocês?


Bem vindos a primeira newsletter para alumni de 2016. Nossa intenção é fazer com que essas newsletters sejam mensais e aconteçam no começo de cada mês para dar um report a vocês sobre o que está acontecendo no nosso escritório.

Porém, essa primeira newsletter vai ter um formato diferente. Nela serão apresentados os VPs eleitos para a gestão 2016 e as ambições que cada um deles tem para as suas áreas, assim como a situação atual de cada uma delas. O contato de cada um deles também estão logo abaixo, caso tenham qualquer dúvida, fiquem a vontade para procurar qualquer um do nosso EB.

Finanças - João Pedro Milken

A área de Finanças da AIESEC em Uberlândia começou o ano de 2015 totalmente desestruturada e com uma dívida de aproximadamente 38 mil reais com a diretoria nacional da AIESEC. Os processos tiveram que ser reestruturados e a área caminhou lentamente durante todo o ano para conseguir se consolidar e deixar de ser um problema para o escritório e conseguir ser relevante e alavancar os resultados operacionais. Visto que este objetivo foi alcançado, começamos o ano de 2016 com uma área estruturada e com processos claros e o valor da dívida hoje é de aproximadamente 19 mil reais.

Diferente do ano passado o foco este ano é de permanecer com o pagamento da dívida em dia, terminando o pagamento até no máximo agosto, alavancar os resultados operacionais aplicando uma política financeira efetiva e estabelecer uma melhor relação com nossos parceiros para mantermos o escritório cada dia mais sustentável financeiramente.


Email: joao.pedro.milken@aiesec.net

Talent Management - Vinícius Reis

A área de TM, em 2015, foi uma área muito mais madura e relevante dentro das operações, com um suporte bem definido e uma estruturação de processos que fez com que esse suporte ficasse bem mais claro para a BoL. Ademais, os Processos Seletivos foram em menor número porém selecionando melhor, com maior objetividade e acompanhamento das timelines de operações e JDs bem definidas. O controle de Office Hour foi mais trabalhado e a gestão de dados eficiente, como auditoria. Por fim, IXP foi excelente, ganhando reconhecimento nacional.


Para 2016, tenho como obrigação primeiramente manter com excelência o que já fora feito bem no ano anterior: como por exemplo 100% de auditorias e metas de inscrito em PSel, metas de IXP batidas. O que desejo aprimorar é a Induction Organizacional, a fim de aumentar a retenção de início de projeto para evitar problemas em picos. No suporte às operações, desejo torná-la mais analítica, e para isso trabalhar com gestão de informação e dados é um foco da minha gestão (números de retenção, produtividade, fluxo de RH) - dessa forma traçar next steps se torna mais claro e cumprem-se as metas de produtividade. Aumentando a retenção de início de gestão, somado a um foco em planejamento de carreira para todo o CL, a pipeline de liderança aumenta. Por fim, conseguir centralizar o Podio como ferramenta de comunicação oficial e ter a comunicação interna voltada para a identidade de CL e completando o ciclo de membresia realizando inductions de Alumni que estabeleçam maiores relações destes com a organização.


Email: vinicius.cardoso.aiesec@gmail.com

Marketing - Evelize Andrietta

O time de Marketing já está trabalhando a todo vapor para que 2016 seja um ano de resultados incríveis para a AIESEC! A área tinha dificuldades em trabalhar simultaneamente com OGX, o que causava problemas na alocação do time e de planejamento para a realização das ações; houve pouco aproveitamento de nossas parcerias e good cases, por isso, janeiro está sendo um mês de análise e planejamento para que a consolidação de novos parceiros e a criação de materiais de divulgação consigam trazer muitos matches.


O objetivo para este ano é tornar a área mais analítica, sem deixar de lado o dinamismo. Queremos ser reconhecidos por nossa competência, organização, e a força engajadora que já é tradição. Bora trabalhar? Bora!


Email: evelize.andrietta@aiesec.net

GCDP OGX - Bárbara Vilas Boas

Em 2015 a área de GCDPo passou por uma estruturação de processos, os quais ficaram mais claros para os membros da área. Além da melhora na estruturação de processos, o time de GCDPo criou uma relação boa entre seus membros e teve grande sucesso na IXP, a qual ganhou um prêmio nacional.

Para 2016 o plano é buscar por novos mercados em potenciais, para assim expandirmos nosso alcance e impacto. Para isso pretendo fortalecer a identidade de time de GCDPo, além de manter o ritmo e sintonia do mesmo, minha ideia é mantermos uma boa relação e tornar a experiência de cada membro leve e divertida, buscando ao mesmo tempo o desenvolvimento de todos. Outra estratégia para trabalharmos esse ano vai ser o o empacotamento de vagas com cooperações fechadas, minhas apostas é conseguirmos aumentar nossa entrega no meio do ano, aproveitando nossas férias. Além de tudo, poder trabalhar bem com marketing para termos todo o suporte necessário, e conseguirmos juntos alcançar nossos objetivos.


Email: barbara.vilasboas@aiesec.net

GCDP ICX - Sabrina Mariano

iGCDP sai de 2015 e entra em 2016 com uma identidade forte, com pipeline de líderes e de realizações.Com um histórico de bom delivery, a área começará 2016 com uma pipeline de 12 realizações para os meses de janeiro, fevereiro e março. Ao longo do ano, conseguiu algumas cooperações que foram responsáveis por grande parte dos números do ano (aproximadamente 60% dos MA do pico atual vieram de cooperações). Em 2015, iGCDP também conseguiu mais clareza em sua estrutura e em seus processos.


Em 2016, trabalharei para que iGCDP seja uma área que entrega bem e em alto volume. Para isso, teremos a reformulação dos nossos projetos, de forma que se tornem mais atrativos, diferenciados e se conectem mais com a realidade da cidade. Também trabalharemos ainda mais com cooperação, devido tanto ao histórico de resultados do pico que ocorre agora, quanto da realidade da rede da AIESEC no Brasil. No âmbito legal, uma auditoria organizada, on going e com 100% de entrega. Além disso, manter a identidade forte que a área conquistou no último quarter de 2015, aproximando também o CL das nossas entregas e facilitando o contato entre trainees e a nossa membresia, criando uma cultura mais forte de iGCDP em Uberlândia.


sabrina.mariano.aiesec@gmail.com

GIP OGX - Luísa Matta

Em 2015 a área de GIPo foi uma das áreas com identidade mais forte dentro do escritório, os membros tinham muita consciência do porque estarem fazendo o que fazem, vários dos postulantes à EB passaram por essa área. Apesar do decrescimento que a área apresentou no ano de 2015, as experiências foram entregues com bastante excelência.


Em 2016 quero trabalhar melhor com cooperações e também construir um relacionamento próximo com marketing para que possamos aumentar o nosso alcance cada vez mais com novas parcerias atingindo públicos ainda não atingidos, também é importante trabalhar com foco para saber onde chegar, meu foco será o subproduto de Educacional. Quero continuar com um time que tenha identidade forte e que trabalhem todos os dias justamente por entenderem o propósito da área e trabalhar para que todos os membros tenham um plano de carreira bem estabelecido dentro e fora da AIESEC.


Email: luisa.matta@aiesec.net

GIP ICX - Mariana Doncel

Em 2015 a área de iGIP se mostrou uma área muito comprometida em ser transparente e em proporcionar grandes experiências para os stakeholders, além de ter sido um ano muito importante para o aprimoramento dos processos. Entregou uma auditoria impecável e teve um papel muito relevante na capacitação de desenvolvimento dos membros que passaram por essa área. Foi uma área que quase não teve problemas com realize, dado a excelência no procedimento dos processos, proximidade das cooperações e boas parcerias com as empresas.


O que eu quero para 2016 é conseguir trabalhar toda essa maturidade de área de uma maneira mais estratégica com foco principalmente na subárea de Sales. Dentro desta, quero aumentar em especial a parte de parcerias e eventos, posicionando a AIESEC como uma empresa que é procurada por serviços em setores específicos através de uma pesquisa e segmentação de mercado mais aprimorada. Na área de Match, gostaria de aproximar e planejar junto com as cooperações desde o início do ano, simplificando e agilizando os processos da área. Pretendo aplicar os direcionamento da rede em relação à LEAD de uma maneira mais concreta e promover maior integração entre os trainees, entre os trainees e a AIESEC e também entre as subáreas, para que os membros de Sales e Match tenham maior contato com seu produto final. Em relação à gestão de time, vejo a necessidade de uma estrutura mais enxuta e com foco em desenvolvimento pessoal e definição de um plano de carreira dentro e fora da AIESEC. Claro que tudo isso que eu estou propondo é uma realidade muito distante, mas que eu gostaria de pelo menos dar o primeiro passo em direção a cada uma dessas melhorias.


Email: mariana.doncel.aiesec@gmail.com

AIESEC em Uberlândia

Big image
Bom, além do planejamento de cada uma das áreas, ainda temos ambições como escritório para 2016. As 3 principais são:


Pagarmos integralmente a dívida do escritório

Bater a marca de 200 intercâmbios

Subirmos de Cluster de Liderança na CONADE


*O MC atualmente categoriza os CLs com base na sua maturidade e entrega operacional. Em 2015 fomos rebaixados de Liderança que Cresce para Liderança que Sustenta. Nosso objetivo é subir de novo esse degrau que caímos. Essa recategorização acontece 2 vezes por ano: na CONADE e na CONAL.


2015 foi um ano difícil para a AIESEC em Uberlândia, com a demissão de 2 membros do EB e o decrescimento de todas as áreas operacionais. Porém estamos trabalhando bastante para reerguermos o nosso CL e queremos ser o mais transparentes possível com vocês durante esse ano.


Espero que tenham gostado da primeira newsletter para alumni de 2016. Ainda no final desse mês, vamos anunciar a identidade do EB e na próxima Newsletter já comunicamos mais novidades por aqui. Qualquer dúvida, todos nós estamos a disposição. Obrigado!


Email do LCP: fabricio.monteiro@aiesec.net