Noite Literária

Vinícius de Moraes / 2013

Os bastidores - By Teacher Zelma Laurini

O tema foi proposto pelas professoras de linguagens aos alunos que abraçaram esse projeto juntamente com os seus professores. O primeiro passo foi planejar uma aula para apresentar o homenageado.Neste momento é elencado as obras e músicas do poeta compositor Vinicius de Moraes e ao mesmo tempo socializar e sanar as dúvidas sobre o poeta.

O segundo passo foi selecionar as poesias e as músicas à serem apresentadas, e é nesse momento que os professores se veem em um universo macro e praticamente impossível transformá-lo em micro.É neste ponto que iniciam as discussões, e as defesas das músicas e poesias preferidas de cada pessoa envolvida. Todavia, todos os admiradores de Vinícius sabem que é impossível apresenta-lo em apenas 60 minutos, mas é possível se apaixonar por ele em menos tempo.

Selecionada, discutida as poesias e músicas caminhamos para uma nova etapa que era a da criação, ou seja, da coreografia, os gestos e adaptação que contemple aos gostos dos nossos cantores e artistas que são os nossos alunos. Este ano, o projeto ficou mais audacioso, pois ganhou o reforço do ensino fundamental II, que veio somar no projeto.

A cada etapa vencida é perceptível o alívio e a felicidade nas faces dos professores envolvidos, mas os ombros continuavam pesados pela responsabilidade de fazerem com que tudo transcorressem de modo eficiente e tranquilo.

Iniciam-se os ensaios e com eles aparecem novos problemas exigindo cada vez mais dos professores, pois eles são os responsáveis de envolver todos os alunos, sem deixar nenhum fora do projeto. É investigar, identificar as habilidades individuais de cada aluno depositadas em nossas mãos e motiva-los a participar para que possam mostrar o que cada um tem de melhor.

É nessa etapa que os professores fazem grandes descobertas, alunos que no dia a dia não demonstram sua criatividade e com o projeto descobrem um mundo na qual cada componente possui a mesma importância.

Ensaios, problemas, ensaios, soluções e assim vão passando os dias, e os professores juntamente com os seus alunos vão desenvolvendo laços de cumplicidades e amizade e que tornam-se mais fortes com a proximidade do evento.

Na semana da apresentação, a insônia entre os professores é quase inanime, pois o grande dia se aproxima e ainda há muito por fazer. Os objetivos são verificados para que tenham certezas que tudo foi trabalhado, a checagem era feita de duas a três vezes ao dia.

Os alunos começam a ficarem nervosos e são os professores que os acalmam encontrando forças uns nos outros,pois o grande dia está chegando e tudo se transformará em uma bela lembrança.

O dia amanhece, mas essa manhã não é igual as anteriores, ela traz consigo uma ansiedade acompanhada de felicidade, pois hoje será o dia de apresentar aos pais, amigos e familiares o trabalho de meses e a adrenalina sobe, pois ao mesmo tempo o projeto será julgado por pessoas que viveram muito superficialmente as etapas descritas.

Último ensaio, o nervosismo é geral, gritaria no anfi-teatro, um grito "silêncio", outro diz é a nossa vez, outros dão risadas e o ensaio acontece entre uma troca de violão de cordas de nylon e drinks de refrigerante.

Os professores com ares cansados, mais incentivam seus alunos com frases que aumentam a confiança - " A noite tudo dará certo", " depois, quando o ensaio terminar arrumaremos o que ficou inacabado", e os alunos sorriem pois sabem que podem confiar em seus mestres.

É agora, não há a possibilidade de voltar, a diretora acolhe os convidados, o silêncio toma conta, e os corações disparam. Os olhos ficam vidrados nas apresentações que iniciam, a expectativa se manifesta. Entra os convidados especiais e encantam a todos, mais é o soneto de fidelidade que faz as lágrimas rolarem nas faces dos mais sensíveis e mais uma vez Vinícius de Moraes toca os corações dos eternos românticos.

E as professoras? Essas estão petrificadas diante das apresentações, quase em estase, pois não conseguem acreditar que depois de tudo, as apresentações estão lindas. Entra o terceiro ano do ensino médio, o responsável pelo cerimonial e coreografia da penúltima apresentação, mães choram pois veem mais uma etapa da vida de seus filhos cumprida com responsabilidade e amor.

Dedos cruzados na última apresentação Garota de Ipanema em três línguas e tudo acontece como um flash de luz, termina... gritos, risos tudo aconteceu conforme o programado. Ufa, pensam as professoras cumprimos com mais um projeto sonhado.


Professoras