PROJETO QUERO SER CIENTISTA

Boletim n.º 20 outubro de 2013

SESSÃO QUERO SER CIENTISTA 23 DE OUTUBRO

Nesta quarta feira, 23 de outubro, foi uma azáfama no laboratório. Um grupo fez pão com chouriço; outro grupo esteve a fazer massa para fazer línguas de gato; outro grupo esteve a fazer doce de pera.



A turma do 6º ano, no projeto Quero Ser Cientista voltou à carga com a confeção de doces. Desta vez, e para aproveitar as peras que nos foram oferecidas pelo Drº Romão, preparamos um delicioso doce de pera. Sentiram o cheirinho no final do dia?

O nosso pão com chouriço teve um enorme sucesso na semana passada e, depois de alguns pedidos mais insistentes, resolvemos fazer mais uma fornada de pão quentinho. Se passarem hoje de manhã pelo laboratório poderão ainda ter sorte e prová-lo.

Com a aproximação das comemorações da época de Todos os Santos, começamos a preparar a massa para umas línguas de gato que vamos distribuir no Pão por Deus.



AS EXPERIÊNCIAS DOS PEQUENOS NO LABORATÓRIO

As turmas do primeiro ciclo que beneficiam este ano de aulas de ciência experimental, têm-se divertido imenso no ambiente de laboratório em que podem fazer e experimentar coisas que noutro local seriam mais limitadas.


MASSA DE MOLDAR - 1.º ANO CEB

Os alunos do 1º ano, na atividade de ciências experiências desta semana, aprenderam a fazer massa de moldar em laboratório. Com a massa feita vamos construir figuras do corpo humano.


sABONETES CHEIROSOS COM FORMA DE DINOSSAURO - 2.º ANO CEB

Os alunos do 2º ano começaram a trabalhar a higiene corporal no estudo do meio, assim, na disciplina de ciências experimentais desta semana, resolvemos criar uns sabonetes bem cheirosos.


COMO FUNCIONA O BUXO E O INTESTINO DE UM PORCO - 3.º ANO CEB

Os alunos do terceiro ano depois de nas últimas semanas terem estado a fazer um painel sobre o sistema digestivo, puderam observar o estômago e o intestino de um porco.

As reações dos alunos foram muito diferentes, uns mexeram e remexeram sem qualquer problema, outros só com o cheiro ficaram incomodados (e muito).


FAZER UM TORNADO NUMA GARRAFA PET - 4.º ANO CEB

Os alunos do quarto ano estiveram a pesquisar sobre tornados e depois juntaramse em grupos para tentarem imitar o fenómeno dentro de uma garrafa PET com água.


COLÉGIO DE ALFRAGIDE

O Projeto Quero Ser Cientista é uma iniciativa dos alunos do 2.º ciclo do ano 2013/2014, organizados e dirigidos pela docente de Ciências Naturais, Isa Sena.