Superbactérias

A origem

O que são?

As superbactérias KPC (Klebsiella pneumoniae carbapenemas) são organismos altamente resistentes a antibióticos, e por isso mais difíceis de serem combatidas que as bactérias comuns.



Qual é a sua origem?

As superbactérias se originam do processo de seleção natural, a partir de colônias expostas, sobretudo, ao uso inadequado de antibióticos. Aquelas que apresentam características, advindas de mutações, que lhe conferem vantagens de sobrevivência ao meio, em relação as demais, resistem aos medicamentos e se reproduzem. Observe o infográfico abaixo:

Big image

Saiba mais

A reportagem abaixo contém informações adicionais sobre os casos recentes de contaminação, bem como sobre os avanços obtidos na área das pesquisas envolvendo as superbactérias. Confira:


Superbactérias se espalham em hospitais de todo o mundo

Recomendações Importantes

Tendo em vista as dificuldades e perigos enfrentados no tratamento das infecções, provenientes da contaminação pelas KPC, é imperativa a tomada de medidas que visem a prevenção destes quadros. Algumas recomendações simples, fornecidas pelo Dr. Drauzio Varella, são:


  • Lave as mãos com frequência, especialmente antes e depois de entrar em contato com pessoas doentes;
  • Só tome antibióticos se forem prescritos sob orientação médica;
  • Saiba que a maioria das infecções respiratórias não é causada por bactérias, mas, sim, por vírus sobre os quais os antibióticos não exercem nenhum efeito;
  • Mantenha as visitas afastadas dos pacientes infectados;
  • Higienize as mãos com álcool gel, sempre que possível;
  • Esteja atento à nova regulamentação da Anvisa sobre o uso dos antibióticos;
  • Procure reduzir ao mínimo necessário as visitas e consultas nos hospitais.


Colabore com o bem-estar coletivo e divulgue essas informações! A prevenção é a melhor alternativa!

Big image