Fernanda Montenegro

A Revolução do Cinema Brasileiro

Introdução

Todo mundo gosta de dar um “rolé” no cinema, quem não gosta de comer pipoca e assistir a um bom filme de ação para os meninos e romântico para as meninas? Claro, eu sou um grande fã de filmes e é isso que eu quero falar hoje. Toda galera curte os filmes de Fernanda Montenegro, ela não foi só uma grande atriz mas também uma grande contribuidora no nosso cinema brasileiro. Ela atuou em teatros quando era ainda novinha e depois partiu para as filmagens e novas ideias para seu público.

Motivação

Os Zineiros raramente fazem Fanzines desta área cultural e eu estou aqui para inovar e chamar a galerinha para conhecer essa grande estrela do nosso país.

Quem é a Fernanda?

Vitrine - Arquivo Fernanda Montenegro

Link do Vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=_qN4z76c5F4


Fernanda sempre apresentou os seus personagens com o mesmo modo Fernanda de ser, mesmo tendo vários personagens diferentes. Sempre tendo a prontidão de mostrar o seu talento nos filmes, teatro e na rádio. Ela consegue fazer qualquer papel com seu jeito cômico ou sério dependendo do personagem e também faz o papel de vilã ou também o do inocente, o que faz dela uma grande artista.

Conquistas

Em 1999, Fernanda Montenegro foi indicada ao Oscar pelo seu trabalho em "Central no Brasil". Lá ela recebeu o Urso de Prata em Berlim e muitos outros prêmios. Aqui vai uma reportagem do Fantástico depois da conquista da Fernanda Montenegro no Emmy em Nova York em 2013.
Fantástico -Fernanda Montenegro fala sobre conquista do Emmy

Link do vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=LkUM5KVB5-w


Fernanda foi indicada mais de uma vez ao Oscar. Ela chegou ao Dorothy Chandler Pavillion, em Los Angeles e concorreu ao Oscar de Melhor Atriz. "Central do Brasil" foi indicado pelo melhor filme de língua estrangeira. Porém ela perdeu o prêmio "Globo de Ouro" nessa época por causa do filme "A Vida é Bela" do italiano Roberto Benigni.

OUTROS PRÊMIOS

Fernanda recebe o Troféu Oscarito no Festival de Cinema em Gramado

A Vida de Montenegro em Etapas

A Vida da Estrela

1929 - Fernanda Montenegro nasceu no Rio de Janeiro dia 16 de Outubro, com nome de Arlette Pinheiro Esteves da Silva, o nome Fernanda foi escolhido por ela ao decorrer da sua vida

1937 - Com oito anos, Fernanda Montenegro fez seu primeiro trabalho em um teatro, uma peça na igreja de seu bairro

1944 - Quando fez quinze anos, Montenegro começou a trabalhar como redatora, locutora e radioatriz da rádio MEC

1950 - Em Dezembro, foi á sua primeira estréia profissional ao lado de Fernando Torres que se tornou o seu marido

1954 - Fernanda e o marido se mudaram para São Paulo e lá montaram sua própria companhia, O Teatro dos Sete com Sérgio Britto, Ítalo Rossi, Gianni Ratto, Luciana Petruccelli e Alfredo Souto de Almeida.

1956 - Começou a trabalhar no teatro Tupi

1959 - O grupo atuou na peça “O Mambembe” no Teatro Municipal do Rio

1965 - Saiu do Teatro Tupi com mais de 160 peças atuadas e foi trabalhar na televisão em sua primeira novela “Pouco Amor não é Amor” e depois em “4 no Teatro” na TV Globo e por fim na novela “Calúnia” na Tupi.

1967 - Fez parte da novela “Redenção”, também a maior novela já registrada na TV com 596 capítulos

1968 - Se afastou da televisão por três anos e voltou ao teatro e atuou em “A Cotovia(1971)”

1979 - Sua volta na TV com a novela “Cara a Cara”, mais tarde em “Baila Comigo (1981)” e no mesmo ano em “Brilhante”

1983 - Seu maior sucesso na televisão na primeira versão na novela “Guerra dos Sexos” e ganhou o prêmio de Melhor Atriz da Associação Paulista

1999 - Estreio no cinema com o filme “A Falecida” e ganhou o prêmio de Melhor Atriz na primeira semana do cinema brasileiro. No mesmo ano, atuou no filme “Central do Brasil” onde resultou dela ser a primeira brasileira indicada ao Oscar e recebeu o Urso de Prata no Festival de Berlim e muitos outro prêmios.

2013 - Atuou em “Doce de Mãe”, na segunda versão da novela “Saramandaia”, e no filme “O Tempo e o Vento”. Ela também ganhou o Emmy pela sua atuação em "Doce de Mãe" que também ganhou a segunda temporada na televisão.

Fernanda Montenegro com a sua filha Fernanda Torres que também é atriz de televisão

TRABALHOS MAIS RECENTES

Frases, Citações e Pensamentos de Fernanda