Hands in Hands TTLA learning diary

4th TTLA Short-term students exchange in Satu Mare (Romania)

Francisco Silva

1º dia (03/03/2018)

No primeiro dia fomos para o aeroporto do porto para ir para a Roménia onde íamos permanecer uma semana em intercâmbio. Lembro-me de estar muito entusiasmado porque era a primeira vez que ia viajar para um pais estrangeiro sem a minha família. Fiquei muito cansado, pois foi uma viagem longa e muito cansativa mas o tempo passou rápido e quando dei conta já estava no aeroporto de Budapeste. Quando lá chegamos, estava uma senhora que nos encaminhou para um táxi que nos levaria ao hotel onde íamos pernoitar até ao dia seguinte. Fomos deixar as malas ao quarto de hotel e saímos para ir jantar. Fomos jantar ao Hard Rock café, e digo-vos uma coisa quando entrei parecia que estava no paraíso pois ali pendurado na parede estavam objetos simbólicos de estrelas de rock famosas. Fiquei feliz quando vi uma guitarra autografada dos Queen. Ao fim de jantarmos, voltamos para o hotel para descansamos pois estávamos exaustos.

2º dia (04/03/2018)

No dia seguinte, levantamo-nos cedo para ir fazer o check out do quarto para depois irmos tomar o pequeno almoço. Fomos comer ao Mac Donalds e estava muito bom. Depois do pequeno almoço dirigimo-nos de elétrico para a casa do parlamento de Budapeste e logo a seguir parámos no Memorial à Vítimas judias atiradas ao Danúbio durante a segunda guerra mundial. Fomos de seguida até ao lado Buda, onde fomos visitar uma basílica. Depois, voltamos para o hotel mas primeiro ainda fomos comprar comida pois a viagem para Satu Mare era longa. A viagem passou a correr e quando lá chegamos sai da carrinha e fui a correr abraçar o meu parceiro.

3º dia (05/03/2018)


De manhã levantei me e fui para a escola às 8:00 da manhã onde apanhamos o autocarro que nos encaminharia para a Câmara Municipal onde ouvimos o Presidente da Câmara a falar. Fomos fazer a conversão da moeda e a seguir fomos almoçar. Fomos para uma escola secundária onde assistimos a várias danças e fizemos trabalhos manuais. De tarde visitámos uma fábrica de chocolate. Fomos para casa ao final do dia.

4º dia (06/03/2018)

Da parte da manhã, assistimos a uma aula de matemática e de ciências sociais sobre os Direitos da Crianças. Em grupos criámos posteres alusivos ao tema. De seguida, participamos em jogos de equipa que envolviam corridas e basquetebol. Fomos almoçar no restaurante do Hotel Melody onde os professores dormiam e depois do almoço fomos para um café onde ficamos lá a tarde toda a jogar Ping pong, Bilhar e Air Hockey. À noite em casa da minha parceira Teodora, para jantar, cozinhamos pizzas todos juntos com alguns dos familiares.

5º dia (07/03/2018)


Pela manhã fomos apanhar o autocarro que nos levaria à cidade de Vama onde vimos como se fazem peças de cerâmica à moda tradicional de olaria. A segunda paragem foi em no Cemitério de Săpânţa, conhecida como o “Cemitério Feliz” onde as lápides são coloridas e ilustram em imagens também coloridas a vida das pessoas aí sepultadas. De seguida parámos em Sighetul Marmatiei , para visita a um um monumento/ museu de homenagem às vítimas do comunismo. Depois disso fomos almoçar a um restaurante que ficava no cimo de uma montanha. Ao fim de almoço fomos brincar na neve até chegar a hora de irmos para o centro comercial onde comprei algumas prendas para os meus familiares.

6º dia (08/03/2018)

Da parte da manhã, aassitimos a uma aula de inglês e fizemos um Quiz sobre o nosso projeto Hands in Hands. De seguida cada equipa ensinou aos parceiros algumas frases básicas na sua língua. Assistimos a uma peça de teatro e a várias danças representativas das culturas dos vários países. Fomos almoçar de seguida ao hotel e depois fomos fazer CrossFit. Gostei muito, pois é algo ligado ao desporto.

7º dia (09/03/2018)


No sétimo dia, assistimos a uma aula de educação física e participamos num workshop de Mărțișor que é um pequeno objeto ornamental unido a um cordão entrelaçado branco e vermelho. Após os alunos romenos terem apresentado a lenda que diz que Martisor marca o fim da batalha entre o Inverno e a Primavera, após o Inverno se ter recusado acabar, metemos mãos à obra e criámos postais alusivos ao tema. De seguimos assistimos a uma peça de teatro por alunos sobre a lenda de Martisor. O almoço foi num restaurante onde costuma ocorrer casamentos e no final do almoço estivemos todos a dançar músicas tradicionais e algumas populares. Para mim foi bastante divertido. E depois disto tudo, fomos para o Bowling o resto da tarde. À noite, fomos todos comer pizza num restaurante que se localizava muito perto do Bowling. Neste final do dia, começaram as despedidas :(

8º dia (10/03/2018)

De manhã cedo, tivemos de ir para o hotel dos professores onde íamos apanhar o autocarro que nos levaria até ao aeroporto de Budapeste. Foi o pior dia, pois estava muito triste por ter de me despedir dos meus novos amigos, mas assim foi. Quando chegamos ao aeroporto de Budapeste fomos deixar as malas e passar no controlo de segurança para irmos almoçar antes de embarcar no avião. A viagem passou rápido mas quando nos preparavamos para aterrar, houve um bocado de turbulência. Finalmente, lá cheguei a casa após doze horas de viagem.

Impressão global

Gostei muito de participar neste intercâmbio pois pude praticar mais o inglês e também gostei muito de conhecer outros alunos com culturas e costumes diferentes. Tive a oportunidade de fazer novos amigos que apesar de estarem longe vão-me acompanhar para a vida e sei que posso contar com eles. Por último, e não menos importante, adorei conhecer a capital da Hungria, Budapeste!