Métodos Contraceptivos

David, Diogo, Lucas - 1J

O que são os métodos contraceptivos?

Os métodos contraceptivos tem a função em principio de evitar uma gravidez indesejada e alguns métodos evitam juntamente DSTs.

Métodos de Contracepção

  • Camisinha
  • Diafragma
  • DIU
  • Pílula oral e vaginal
  • Anel Vaginal
  • Pílula do dia seguinte

Métodos Hormonais

DIU

Dispositivo intrauterino (DIU) também conhecido como DIU medicado ou DIU Hormonal) são, como o nome já diz, sistemas ou dispositivos que devem ser inseridos por médicos, dentro do útero. A grande vantagem destes métodos é a comodidade posológica e a alta eficácia, que pode proteger a mulher durante 5 a 10 anos, dependendo do produto.

Pílula do dia seguinte

A pílula do dia seguinte é no caso de uma emergência, e caso o uso muito intenso ele "perde" seu efeito, até porque ela descarrega uma grande carga hormonal para tentar evitar a ovocitação.

Métodos Injetáveis

Os métodos injetáveis possuem em sua composição o hormônio progesterona ou estrogêno que são introduzidos na paciente por meio de injeção ou adesivos que são colocados sobre a pele

Contracepção natural

Tabelinha:

Com a tabelinha, a mulher verifica o início e o fim de seu período fértil, porque, com controle sobre seu ciclo menstrual, pode saber o seu período fértil e assim decidirá quando ter uma relação sexual.

Temperatura Basal

Funciona observando as diferenças de temperatura do corpo durante o ciclo menstrual, isso por conta da progesterona, a temperatura basal aumenta de 0,3 a 0,8°c e quando associado ao metodo da tabelinha aumenta ainda mais a chance de não engravidar.

Coito interrompido

É um método simples onde na hora de ejacular o homem retira o pênis da vagina.

Métodos de Barreira

Camisinha

A camisinha é o principal método para prevenir o vírus da Aids e as demais DSTs e evita a gravidez indesejada em mais de 90% dos casos.

Diafragma

O diafragma é um anel de borracha que é colocado no colo do útero para impedir que os espermatozoides entrem no canal vaginal. Normalmente e utilizado junto com espermicidas. para ter maior proteção contra a gravidez

Laqueadura ou Vasectomia

Esses são métodos cirúrgicos que impedem que o óvulo seja fecundado pelo espermatozoide. Em alguns casos, as trompas uterinas ou os canais deferentes são cortadas ou é colocado um anel que impedem a passagem.

Planejamento familiar

O casal deve sempre planejar quando tentaram ter filhos, o planejamento e importante para não ocorrerem problemas como gravidez indesejada e/ou precoce, o que poderia atrapalhar muito a vida do casal e seus planos financeiros/familiares.

Os métodos anticoncepcionais ajudam muito nessa prevenção, além de proteger contra DSTs, impedem a gravidez e, alguns, a ovocitacão.