DESTAQUE SEMANAL ESPECIAL

A ESCOLHA É TUA ! - E5G

BOM ANO DE 2014! :-)

Chegamos à Serra da Estrela!!!

Decorria a Festa de Natal, aqui no Centro Social de Soutelo e já esperávamos ansiosamente pela chamada que ia decidir se éramos, ou não, selecionados para a viagem. Dependia de vários fatores, tais como, as avaliações e assiduidade escolar, a participação no projeto, o comportamento e a participação dos nossos pais e familiares no projeto. Desde que decidimos realizar a viagem, procurámos realizar tudo o que nos propusemos fazer, de modo a conseguirmos alcançar o nosso objetivo. Para ir à Serra da Estrela, tudo o que fizemos foi importante, pois tivemos que ser responsáveis antes e durante a viagem.


Finalmente o dia da viagem chegou, todas as crianças selecionadas, do bairro da Triana, ansiavam pela chegada da camioneta para irem aos outros conjuntos habitacionais buscar outros jovens que ansiosamente aguardavam rumar à Serra da Estrela.


Depois de todos os jovens estarem reunidos, fomos interagindo uns com os outros durante a viagem e a euforia foi-se propagando por todo o autocarro. A animação não faltou, nem voluntários para cantar. Foram-se fazendo novas amizades, enquanto realizávamos diversos jogos. Fizemos uma pequena pausa para um lanche a meio da manhã, na Estação de Serviço de Viseu, e sem mais demoras partimos para o Fundão onde não sabíamos o que nos esperava...


Quando chegamos ao Fundão, dirigimo-nos ao projeto de "Matriz - E5G", que nos recebeu amavelmente. Ambos os projetos se apresentaram através de uma dinâmica, onde cada um disse o seu nome com um gesto, no qual todos os outros tinham que imitar. Com este exercício pudemos interagir mais uns com os outros e conhecermo-nos melhor.


Entretanto, a hora de almoço chegou, enquanto os monitores acabavam de preparar tudo para almoçarmos, aproveitamos para socializar. Após o almoço, ambos os projetos fizeram uma demonstração de dança.


Durante a tarde, em equipas organizadas por cores de "Amarelos", "Rosas" e "Verdes" e em conjunto com os participantes do projeto "Matriz - E5G", saímos para visitar a "Aldeia Natal", onde encontramos casas temáticas, atelieres, discoteca, casa de chocolate, carrossel,… foram alguns dos locais que visitamos. Ainda vimos a animação de rua, com o pai natal e duendes tocadores, os cães da serra e, para terminar em grande, fomos andar de charrete pela cidade do Fundão. Ao final da tarde, dinamizamos a "Hora do Conto", no Centro Comercial Acrópole.


Depois de nos despedirmos dos nossos colegas do projeto "Matriz - E5G", fomos para a Pousada da Juventude da Mina. Foi uma noite muito especial, pois foi a primeira noite que passamos fora de casa e na companhia dos nossos amigos. Mal chegamos, fomo-nos instalar, guardar o que é nosso e tomar um bom banho para descontrairmos. Tinha sido um dia em cheio e continuávamos eufóricos. Depois de jantarmos, fomos lavar os dentes e voltamos para a sala onde se iria realizar um grande jogo que necessitava de concentração e muito silêncio. Difícil foi adormecer, ainda estávamos elétricos, muita conversa e risada houve antes do sono chegar. Fazíamos planos para o dia seguinte, que seria, O GRANDE DIA!...


Acordamos à hora combinada, embora alguns elementos tenham tido dificuldade em se levantar. Contudo, apesar do maior cansaço de alguns, todos tomamos o pequeno almoço juntos. Reparamos, que infelizmente não haviam cadeiras para todos, mas com o sentido de entreajuda e união do grupo, conseguimos tomar o dejejum comodamente.


Em seguida, com tudo já preparado para partirmos, entramos para a camioneta e seguimos rumo ao nosso objetivo que quase estava cumprido... Estávamos ansiosos para chegarmos à Torre, que era o ponto mais alto da nossa viagem!

Chegados à Torre, as condições meteorológicas não estavam a ajudar, o que fez com que tenhamos parado pouco tempo. Todavia, não perdemos a oportunidade de brincar alguns minutos com a neve, que era algo que ansiávamos bastante. Pudemos perceber que a neve é fria, pesada e molhada e qual não foi o meu espanto, quando percebi uma profunda admiração de um dos meus colegas, quando percebeu que a neve que tinha guardado carinhosamente nos seus bolsos tinha derretido...Para além disso, tiramos fotos e brincamos. Todos nos sentimos felizes, pois conseguimos realizar um dos nossos sonhos, ao cumprir aquele nosso objetivo. Enfim chegamos ao topo de Portugal Continental !!!


Já dentro da camionete e a descer a Serra, pudemos observar as magnificas paisagens e elementos da fauna e flora da região. Após tanta brincadeira, fomos em direção ao merecido almoço, preparado pelos funcionários do restaurante “ Ponte dos Cavaleiros”. Para além do excelente almoço, pudemos visitar a oficina alimentar que fazia parte do restaurante, onde se fazem produtos da terra como é exemplo, das compotas e dos queijos serranos. Para além de tudo isso, vimos a verdadeira "Ponte dos Cavaleiros" originária das Evasões Francesas e ainda visitamos um moinho de água e o forno onde se coze o pão.


Depois de tirarmos várias fotos durante a visita guiada, fomo-nos encontrar com um agente da PSP (Polícia de Segurança Pública) que já nos esperava no Museu da Miniatura Automóvel, em Gouveia. Sentamo-nos e, em seguida ficamos a prestar atenção ao que o polícia dizia. Muitas das questões colocadas eram respondidas corretamente pelas crianças que estavam entusiasmadas. Como demonstração, alguns jovens puderam demonstrar como se "soprava ao balão".


Após a exposição da PSP, pudemos ainda ter uma visita guiada ao "Museu da Miniatura Automóvel", que tinha em exposição 4000 mini automóveis. Via-se que todos os jovens estavam interessados e prontos a aprender algo mais sobre os automóveis e sua evolução.


Em seguida, construímos um automóvel reciclado, utilizando alguns materiais que foram colocados à nossa disposição (dois palitos, uma garrafa de água e 4 rolhas).

Tudo o que estava projetado para ser feito em dois dias, foi cumprido.

No regresso a casa, cantamos, rimos, fizemos jogos e outros dormiram… Todavia notava-se um pouco de tristeza no rosto das crianças, pois os dois dias, por mais incríveis que tenham sido, souberam a pouco.


Foi rápida a viagem de regresso... Os primeiros jovens a despedirem-se foram os do Conjunto Habitacional das Areias, seguiram-se os da Triana e por último, os do Conjunto Habitacional da Ponte. Os pais já esperavam os/as filhos/as à hora que foi combinada. Foi percetível ver a alegria das crianças, carregadas com as suas mochilas a correrem para contarem aos pais os dois incríveis dias que tinham passado.

Os monitores do projeto ficaram contentes por terem contribuído para a realização do sonho de 30 crianças e jovens.


O nosso objetivo foi cumprido. Valeu bem a pena o esforço, que todos nós fizemos. Se fosse preciso, faríamos ainda mais para termos, nem que fosse só mais um dia idêntico aos que tivemos.


Vale a pena esforçarmo-nos, acreditar em nós e no grupo, pois com dedicação, empenho e perseverança, afinal até somos capazes!


Obrigado aos monitores por nos ajudarem e nos aturarem!


Agradecemos a ajuda, muito importante do Exmo. Sr. Presidente da Junta de Freguesia de Rio Tinto por ter acreditado no nosso projeto e ajudado com as despesas da camioneta... Apesar do nosso esforço, no qual pagamos parte das despesas, não conseguiríamos chegar à Torre sem a sua ajuda! Muito obrigado, em nome de todos nós!


Texto elaborado pelas participantes do Projeto A ESCOLHA É TUA! - E5G:

Jéssica Magalhães (14 anos, Conjunto Habitacional de N.Sr. Aflitos) e Susana Gonçalves (17 anos, Conjunto Habitacional das Areias)

Algumas fotos ...

BOM ANO!...são os desejos do Projeto "A ESCOLHA É TUA! - E5G"

O NOSSO CONSÓRCIO

  • Junta de Freguesia de Rio Tinto - Entidade Promotora;
  • Centro Social de Soutelo;
  • Agrupamento de Escolas de Pedrouços;
  • Agrupamento de Escolas de Rio Tinto - AVERT;
  • Agrupamento de Escolas de Rio Tinto n.º 2;
  • Agrupamento de Escolas de Rio Tinto n.º 3;
  • Câmara Municipal de Gondomar;
  • Comando Metropolitano da PSP Porto;
  • Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Gondomar;
  • Direção Geral de Reinserção Social;
  • Instituto Português do Desporto e Juventude;
  • Instituto de Segurança Social;
  • Metamorphose - Formação e Consultadoria, Lda.;
  • Obra ABC - Amici Boni Consilii.